O contorno ferroviário de São Francisco do Sul tem relação com o novo prédio do Museu de Sambaqui de Joinville, com construção autorizada pela prefeitura nesta semana. Parte do custo das obras será bancado por meio acordo (termo de ajustamento de conduta) entre DNIT e Iphan referente ao licenciamento ambiental do contorno de São Francisco – foram encontrados sítios arqueológicos no novo traçado.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
O repasse do TAC será de R$ 1,25 milhão, em construção que vai custar R$ 2,8 milhões. A diferença será paga pela prefeitura. O prédio terá três andares e será um anexo do museu. As coleções serão mantidas na atual edificação, ainda que com realocação interna para afastar o risco de impactos de alagamentos. A nova construção será usada pelos setores administrativos e de apoio. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2025.
O contorno ferroviário de São Francisco está com obras paralisadas desde 2011. Houve necessidade de revisão do projeto. No ano passado, o DNIT chegou a lançar o edital para a retomada da implantação do novo ramal, mas suspendeu a licitação para adequações. O contorno ferroviário de Joinville não tem previsão de retomada porque está em fase de licenciamento de uma mudança no traçado.
Continua depois da publicidade
“Rua decorada” de bairro planejado em Joinville terá parque
Estado vai preparar licitação para travessia da Vigorelli; comunidade entrega pedidos
Prefeito e vice de cidade no Norte de SC trocam de partido
O que motivou pedido de entidade empresarial de Joinville ao Senado
O que está previsto para a “Praça da bailarina”, em Joinville
Etapa de parque linear junto a rio de Joinville terá obra complementar
Por que construção da maior ponte de Joinville vai precisar de mais recursos