O acesso ao porto de São Francisco do Sul poderá ser prioridade na retomada das obras do contorno ferroviário. A possibilidade está em análise, como forma de melhoria no trânsito do entorno. A implantação de novos espaços de manobras ajudaria a reduzir os impactos da ferrovia no trânsito local. A redução no número de vagões das composições que deixam o terminal também está em avaliação.
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Em São Francisco do Sul, o Ministério Público de Santa Catarina abriu procedimento para apurar as causas – e buscar soluções – sobre os impactos no trânsito provocados pelo crescente número de caminhões na BR-280 e SC-415. O local também é atravessado por ferrovia. As obras do contorno ferroviário de São Francisco devem ser retomadas em 2024. O edital de licitação chegou a ser lançado, mas foi suspenso para ajustes.
A obra, quando finalizada, vai eliminar a passagem dos trens de carga na área urbana, na maior parte do trajeto. A possibilidade de o acesso ao porto ser priorizado na volta dos trabalhos foi apresentada ao DNIT em reunião no porto de São Francisco do Sul e será avaliada em Brasília. Em outra reunião, também no porto, houve tratativas sobre as operações dos trens.
As composições de retorno do terminal, após desembarque das cargas, poderão ter extensão menor, com 40 em vez de 80 vagões, em média. Seria uma forma de reduzir o tempo de interrupção nos cruzamentos da cidade. Além disso, com menor número de vagões, leva tempo menor para a preparação para a partida. As composições retornam vazias.
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O aumento na movimentação de cargas nos portos de São Francisco tem motivado o maior tráfego de caminhões. Em outra frente, há pedido ao DNIT para autorização de mais uma pista no acesso ao porto, com participação da iniciativa privada na obra. Com o governo do Estado, o pedido é de ampliação da SC-415 nas imediações do entroncamento com a BR-280, no local conhecido como trevo da Havan.
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