Tema de campanha estadual do Ministério Público de Santa Catarina, o absenteísmo em consultas e exames também atinge Joinville. Na rede municipal, 130 mil consultas em atenção primária não foram realizadas no ano passado porque os pacientes não apareceram, mesmo que tenham sido avisados. As faltas representaram 18% do total. No caso das consultas especializadas, a proporção foi menor, de 11%, com 12,2 mil procedimentos que deixaram de ser realizados.

Continua depois da publicidade

Nos exames regulados, a Secretaria de Saúde de Joinville contabilizou ausência em 7% dos agendamentos, equivalente a 6,3 mil procedimentos. A campanha do MP, lançada nesta semana, com abrangência estadual, incentiva o comparecimento dos pacientes. Mas se não for possível, que a unidade de saúde seja comunicada previamente sobre a ausência. 

Mais de 400 mil eleitores

As estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral apontam Joinville com mais de 400 mil eleitores, marca alcançada em fevereiro. Na eleição de outubro, a cidade contava com 396,7 mil pessoas aptas a votar. Agora, são 400,1 mil eleitores. E como a cidade passou recentemente pelo recadastramento por causa da adoção da biometria, os dados estão atualizados. O segundo maior colégio eleitoral de Santa Catarina, Florianópolis, está com 348,6 mil eleitores. 

A nova estratégia de Udo

Insistente nos pedidos aos governadores Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, Udo Döhler continua dando voto de confiança a Carlos Moisés. Passados 100 dias da nova administração, o prefeito não se queixou nenhuma vez e mesmo notícias ruins, como a confirmação de que o Estado não tem dinheiro para a revitalização da Prudente de Moraes nem para auxiliar no custeio do Hospital São José, mudaram a postura. Udo também não embarcou nas queixas da “falta de representatividade” de Joinville no secretariado de Moisés. Alguma estratégia deve estar em curso. 

Aposta

O terminal turístico naval, instalado junto ao Centro Histórico, é uma das estratégias de São Francisco do Sul para fortalecer o turismo, ainda que o município não tenha se tornado roteiro de cruzeiros em grande número. Mas com a ampliação do píer, ganha mais pontos na disputa pelo segmento.

Continua depois da publicidade

Em dia

O repasse em atraso foi pago pelo governo federal e, neste momento, as obras de macrodrenagem do rio Mathias, contratadas pela Prefeitura de Joinville e bancadas pela União, estão em dia.

Experiência

A nova superintendente do Deinfra no Norte, a engenheira Andrea Cristina Teixeira, já ocupou o cargo, há uma década. Substituído, Ademir Machado estava no cargo há sete anos.

Nomeação

Reginaldo da Roza foi nomeado para a assessoria do deputado federal Rodrigo Coelho (PSB).