Mais de três anos depois da paralisação das obras, ocorrida em janeiro de 2016, os moradores da Vila da Glória montam abaixo-assinado para cobrar a retomada da pavimentação da estrada entre a localidade de São Francisco do Sul e Itapoá.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos pararam após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) atender ao Ministério Público Federal e determinar a apresentação de estudos de impacto ambiental em obras da Costa do Encanto, como o asfaltamento em São Chico.
Desde então, o governo do Estado recorre no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde a última movimentação do processo foi em junho. O pedido dos moradores ao Estado é de realização dos estudos e posterior reinício da pavimentação. Neste momento, o asfaltamento nem aparece mais no sistema de acompanhamento de investimentos do Estado, que inclui obras paradas.
A primeira
Arqueólogos estão acompanhando a etapa de terraplanagem da área onde será construída a primeira estação de esgoto em São Francisco do Sul, na Majorca. A implantação da rede de coleta no município vai começar pelos balneários. O investimento da Águas de São Francisco do Sul será de R$ 75 milhões no sistema.
Posicionamentos
Na avaliação do governo Moisés, Fernando Krelling (MDB) elogia as iniciativas tecnológicas, além de apontar o governador como "bem intencionado", mas faz uma ressalva.
Continua depois da publicidade
— É preciso ouvir mais os municípios — afirma o deputado estadual, acrescentando que o governo não pode se centralizar.
Kennedy Nunes (PSD) diz que os dois novos governantes estão conhecendo a máquina, mas há diferenças.
— Bolsonaro buscou onde chegou, o Moisés foi colocado — diz o deputado estadual. A "pressão" da mídia seria maior sobre o presidente, até em parte pela postura dele.
Não seria pré-candidato
Bastou o empresário Ivandro de Souza abordar a necessidade de Joinville ter mais "vibração" e "energia", para a posição ser encarada como lançamento de pré-candidatura a prefeito. Ivandro até imagina quem teve a impressão e saiu contando por aí. Mas ele nega ter essa disposição no momento, o foco é na sua empresa e no MOV 47, formada por lideranças jovens. Quando era filiado ao PSDB, Ivandro chegou a ser cotado para concorrer a prefeito. Hoje, não tem filiação a partido algum.
Privatização da companhia
Em discurso na Câmara, Ninfo König (PSB) defendeu a privatização da Águas de Joinville, uma forma de acelerar os investimentos em saneamento básico.
Continua depois da publicidade
— O governo precisa sair de todas as atividades produtivas — alegou o vereador.
Ainda os tapa-buracos
Até houve vereadores levantando a possibilidade, mas a criação de uma CPI na Câmara de Joinville para apurar a situação das operações tapa-buracos foi descartada ontem durante reunião da Comissão da Urbanismo. Os contratos estão em andamento, mas a empresa Conpla continua cobrando reequilíbrio econômico do contrato por causa dos reajustes do asfalto e a Prefeitura alega não ver motivos para conceder essa alteração contratual.
Demolição de ranchos
Em nota técnica divulgada ontem, a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul informou que no próximo dia 16 será demolido um conjunto de ranchos de pesca na praia do Lixo. A medida atende decisão da Justiça Federal, em ação apresentada pelo Ministério Público Federal. Essa será a primeira etapa para a recuperação ambiental da área.
Curtas
Nomeação
Marconi Bartholi foi nomeado para cargo no governo do Estado, de assistente do governador, junto ao gabinete de chefia do Executivo, onde também está lotado Derian Campos, encarregado da atuação em Articulação Internacional.
Só depois
Em episódio raro, a Câmara de Joinville reprovou uma moção ontem. Natanael Jordão (PSDB) fez pedido de aplauso ao governador pela instalação, no futuro, de câmara de conciliação de conflitos. Quem se manifestou, alegou que o aplauso só deve ser feito após a instalação.
Continua depois da publicidade
Mudança
Ademir Machado deixou a superintendência Norte do Deinfra. Para o cargo, com atuação na região de Joinville, foi nomeada Andrea Cristina Teixeira.