O segmento de cinco quilômetros de ciclovia de estrada paulista entregue no domingo dá um exemplo que poderia ser seguido na superciclovia a ser construída na BR-280, no Norte de Santa Catarina. O trecho na Rodovia dos Imigrantes conta com barreiras de concreto, para maior segurança dos ciclistas, além de passarela para ligação com outra estrada. A instalação fica no trajeto entre São Paulo e Santos.

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A ciclovia na BR-280 está prevista nas compensações para as comunidades indígenas pela duplicação da rodovia entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. As condicionantes incluem a compra de áreas, entre outras medidas. A via para ciclistas acompanha a estrada e faz a ligação entre as comunidades. A ciclovia de 38 km entre São Francisco do Sul e Araquari será para uso de todos os públicos.

Um grupo formado pelas entidades Aventuras na Bike, Pedalise, CDL, VivaBem (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes), com apoio das prefeituras da região, está buscando a inclusão de ramal entre Araquari e a zona Sul de Joinville. A construção da ciclovia deverá ser incluída em futuro contrato da BR-280, ainda a ser licitado, com obras remanescentes do lote 1 (SFS-Araquari) e, se houver definição ambiental até lá, a solução a ser adotada no canal do Linguado.

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A ciclovia na Rodovia dos Imigrantes foi construída pela Ecovias, a concessionária da estrada. O trecho faz parte de roteiro turístico faz também a ligação com o Parque Estadual Serra do Mar. O investimento foi de R$ 17,2 milhões.

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