O modelo de estrada entre Minas Gerais e Espírito Santo é a inspiração para os planos da prefeitura de Joinville para a retomada do transporte ferroviário de passageiros. A Estrada de Ferro Vitória a Minas foi citada no pedido do prefeito Adriano Silva ao ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), em audiência sobre investimentos em mobilidade e infraestrutura.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville quer cronograma para horários de passagem do trem
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na lista de pedidos sobre o transporte ferroviários, a serem analisados na antecipação da renovação da concessão da Malha Sul, foi incluída a solicitação para que a concessionária faça o transporte de passageiros no futuro contrato, em modelo semelhante ao usado na Estrada de Ferro Vitória a Minas.
“Entende-se que inicialmente é possível o transporte partindo do oeste do município (de Joinville), até o município de São Francisco; possibilitando não somente o transporte de trabalhadores e estudantes que se deslocam entre os bairros e os municípios de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul, mas também com cunho turístico”, alegou a prefeitura no ofício. O documento foi enviado à ANTT.
Continua depois da publicidade
Administrada pela Vale, a ferrovia citada pela prefeitura de Joinville também transporta cargas. O transporte de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória é realizado diariamente, também sendo utilizado para deslocamento de pessoas entre as demais cidades do traçado, em percursos de menor extensão. Um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, às 7h e chega à capital mineira à noite. No sentido inverso, outra composição sai de Belo Horizonte em direção ao Espírito Santo.
> Bolsonaro tem encontro com Adriano Silva para tratar da visita a Joinville
> Sem polêmica, repasse do Estado para BR-280 aguarda por desfecho sobre BR-470