zenon
Zenon (Foto: Maury Borges / Arquivo Pessoal )

O Hercílio Luz da sua cidade natal, Tubarão, foi sua primeira casa. Bem jovem, mas já mostrando futebol, chamou a atenção do Avaí, que o trouxe para Florianópolis em 1972. Em 73 ele sagrou-se campeão estadual, repetindo o feito em 1975. A partir daí, o sucesso nacional e internacional. 

Continua depois da publicidade

Campeão Brasileiro com o Guarani em 1978 uma passagem pela Arábia Saudida e cinco anos no Corinthians, período da Democracia Corinthiana. Bicampeão pelo Atlético Mineiro na década de 1980 e Seleção Brasileira, inclusive disputando a Copa América em 1979. Isso e muito mais, Zenon lembrou no Debate Diário desta segunda-feira (8):

zenon
Zenon (Foto: Maury Borges / Arquivo Pessoal )

Zenon não chegou a disputar uma Copa e atribuiu sua ausência a uma birra ou desentendimento com o técnico Telê Santana. Em 1982, ele foi muito citado pela imprensa e jogava um futebol de altíssima qualidade. As opiniões todas diziam que ele deveria estar no grupo, no mínimo. Telê não o convocou. 

Continua depois da publicidade

Zenon disse que em algumas oportunidades ele arrasou com os times dirigidos pelo Telê e talvez quem sabe por conta de alguma comemoração o técnico o marcou duramente não o convocando. Ficou a mágoa do ex-jogador.

O Avaí

zenon
Zenon (Foto: Divulgação)

Com o Hercílio Luz no coração, pois foi lá que tudo começou e uma paixão pelo Avaí que o projetou para o futebol nacional, Zenon gosta de ser lembrado e sempre recorda momentos importantes e decisivos em sua carreira com a camisa do Avaí. O que mais gosta de lembrar é da jogada do gol do titulo em 1975 feita por ele e concluída pelo centro avante Juti.

História

O ex-jogador catarinense recordou o título Brasileiro pelo Guarani em 1978, a quase ida para o Palmeiras por recomendação do humorista Chico Anisio que assistiu ele jogar e se encantou, os cinco anos de Corinthians ao lado de Socrates e a seleção brasileira do técnico Claudio Coutinho.

O estádio Adolfo Konder foi lembrado como o fato de ser lembrado ao lado de Zico um dos maiores cobradores de falta da época no futebol. Após o Debate Diário, Zenon mandou uma mensagem de agradecimento; “Obrigado pela oportunidade de bater esse papo com vocês Ed Santa Catarina”.

Continua depois da publicidade

Semana alvinegra

O carreteiro de sábado, dia 13, é a principal atração do aniversário do Figueirense até porque envolve a grande torcida. O início da campanha chamada Alvinegro Solidário, projeta arrecadar agasalhos para distribuição posterior a instituições de caridade.

Com a chegada do inverso e as baixas temperaturas, este é um projeto da maior importância. Ainda acho que alguma novidade pode nos surpreender na programação de aniversário do Figueirense mesmo sabendo que dificuldade do momento.

Preocupante

A situação financeira da Chapecoense está movimentando o empresariado da região oeste. A preocupação maior é de que não consiga uma recuperação ágil e o futebol seja atingido.

FIFA: Auxiíio aos clubes

Pelo boletim mensal da entidade maior do futebol mundial, ficamos sabendo que está em andamento um projeto de auxílio aos clubes filiados as 211 federações de futebol ligadas a FIFA. O Presidente Gianni Infantino também mandou uma mensagem de vídeo as federações do mundo dizendo que até a próxima reunião do Conselho da FIFA possivelmente já teremos o novo calendário internacional de jogos que estão cada vez mais pertos.

Continua depois da publicidade

O retorno

O Presidente da FIFA também reconheceu que uma rota de retorno dos espectadores aos estádios precisará ser administrada, porque o futebol não é o mesmo sem as torcidas, mas que isto deveria ser feito de modo seguro e responsável e que siga as diretrizes e instruções dos governos e das autoridades de saúde.