
Ele tem um histórico invejável no futebol brasileiro. Seu nome está gravado em letras garrafais por este mundo afora. Crizam Cesar de Oliveira Filho, o Zinho, nascido para o futebol no Flamengo, onde conquistou Copa União, Copa do Brasil e Brasileirão, com passagens por grandes times do futebol brasileiro como: Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, entre outros… colecionando títulos até chegar à Seleção Brasileira.
Continua depois da publicidade
O jogador
Zinho foi daqueles jogadores chamados popularmente de operário. Incansável no trabalho de meio de campo, articulador, o pensador do espaço mais nobre do campo e um vitorioso pela qualidade do seu futebol. Chegou à Seleção em várias oportunidades e com ela foi campeão mundial em 1994 na copa dos Estados Unidos. Títulos outros? Muitos.
O Bate papo
Zinho lembrou histórias que protagonizou em alguns clubes que passou. O sonho de sua mãe vê-lo na seleção e numa Copa do Mundo concretizou-se. O nome do ex-jogador está na calçada da fama do Grêmio. Até hoje, ainda é chamado no Flamengo para consultas como uma espécie de embaixador rubro-negro. Zinho nasceu para o futebol exatamente na no clube da Gávea, onde atuou ao lado dos seus grandes ídolos como: Zico, Leandro, Andrade e Junior, entre outros.
O futuro
Continua depois da publicidade
Os problemas financeiros do futebol brasileiro foram igualmente analisados pelo atual comentarista da Fox Sports. Há, segundo ele, uma grande preocupação no cenário nacional com o futuro do futebol. Exceção ao Flamengo, hoje na frente dos demais, está todo mundo em situação delicada.
Zinho citou os chamados clubes menores, como os de Santa Catarina, com quem conseguem sobreviver com orçamentos pequenos. Atribuiu a competência de dirigentes que conseguem formar times com qualidade, mesmo que não cheguem a título nacional nem a libertadores, mas sobrevivem.
Um papo agradável com alguém que conhece muito de futebol e que conquistou o mundo com a seleção brasileira da qual tem excelentes recordações.