Direto da Rússia

A eliminação do Brasil deixou um vazio no coração do torcedor. Para nós, profissionais, o trabalho continua, mesmo com uma sensação muito estranha. A certeza de que poderíamos muito mais deixa no ar dúvidas que só o tempo poderá tirar. Numa Copa em que foram eliminadas Alemanha, Argentina, Espanha e Uruguai e sem Itália e Holanda, onde tudo conspirava a nosso favor, o que teria acontecido? Falam em soberba, em gente que não estava nem aí para a competição, em problemas físicos. O fato é que fracassamos num momento que era todo nosso.

Continua depois da publicidade

A imagem do fracasso

Todos cabisbaixos, semblante pesado, rigorosamente mudos. Assim foi o embarque da Seleção Brasileira no sábado no aeroporto de Kazan. Coincidentemente, estávamos no aeroporto. Mas, diante de tantos seguranças, ficamos à distância. A imagem não poderia ser outra. O fracasso estava presente.

Continua depois da publicidade

Repercussão Internacional

Jornais da Argentina e Espanha, especialmente, repercutiram a eliminação brasileira com um misto de surpresa e ironia. Resolveram levantar questões como o preparo físico de alguns jogadores, dúvidas quanto à qualidade de Paulinho, de Fagner, de Fernandinho. Viram também uma certa soberba em Neymar. Claro que agora há uma espécie de revanche em qualquer análise feita.

Explicações

Por mais que a comissão técnica tente, não vai convencer o torcedor brasileiro que estava no caminho certo e que o trabalho planejado foi adequado. O resultado de campo não mostrou isso.

Vamos acompanhar Bélgica x França em São Petersburgo

A primeira semifinal é amanhã, aqui em São Petersburgo, onde estamos novamente. Vamos conferir França e Bélgica. Países vizinhos e rivais em tudo. Nas rodas do futebol, até dizem que os dois estão como Brasil para Portugal. As melhores piadas brasileiras envolvem portugueses e vice-versa. França e Bélgica é a mesma coisa. Você apostaria em quem? Vejo a França melhor.

Apenas parecia

Em qualquer final da Copa projetada pela imprensa, o Brasil estava presente. Chegou-se a cogitar que a França seria nosso adversário. Precisávamos passar pela Bélgica e não conseguimos. Jogadores belgas chegaram a identificar um certo nervosismo em alguns brasileiros em campo.

Continua depois da publicidade

Novamente

Estamos de novo em São Petersburgo, considerada a segunda cidade mais bonita da Rússia depois de Moscou. Em alguns lugares, chega a lembrar Paris. Na primeira passagem por aqui, cheguei a ir em uma missa ortodoxa. Fiquei pouco tempo. Tentei entrar também numa mesquita para ver um culto muçulmano, mas não consegui entrar. Três camaradas me abordaram na porta e falaram todos ao mesmo tempo, tão alto que me mandei achando que seria preso. Ontem, fui à catedral de Petersburgo. Fantástica.

Tite para ou continua?

A pergunta que não quer calar após a eliminação da Copa está na boca de todos. Tite deve continuar? Acho que sim. Não há no momento, no Brasil, ninguém com mais credibilidade que ele. Agora, com mais experiência internacional, está credenciado a comandar as mudanças que a Seleção precisa. Teve erros? Quem não tem? Merece outra chance.

Mais Tristeza

A eliminação da Rússia nos pênaltis pela Croácia deixa a Copa mais triste ainda. O país viveu intensamente o momento de uma chegada à final. Não era esperado, mas houve uma empolgação de tal sorte que o abalo foi muito forte. Agora, é escolher para quem torcer. França x Bélgica e Inglaterra x Croácia.

O que fazer?

Encontro na madrugada, após a eliminação do Brasil, um manezinho do Campeche, no Sul da Ilha de Santa Catarina. E agora, pergunto, O que fazer?

Continua depois da publicidade

– Vou comprar umas matrioscas e me mandar.

Roteiro

Sem o Brasil na sequência da Copa, a maioria dos brasileiros continuam na Europa. Os destinos mais procurados são Istambul, Grécia, Paris e uma boa parte na Finlândia e Moscou. Desistiram da Copa, que para eles acabou.