Mais sorte do que juízo é o adágio popular que serve o momento para o Avaí. Depois de ter sofrido uma goleada no clássico contra o Figueirense, 4 a 1, os azurras viram o Joinville perder seu jogo no domingo (27) e deixando tudo como estava antes da rodada do Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

O Avaí voltou a decepcionar, o Joinville cada vez mais chegando ao fundo do poço e o Brusque mostrando que é candidato ao título estadual. Lado a lado caminha o Hercílio Luz, que faz uma campanha notável e ignorou olimpicamente a Chapecoense no sábado (26), aplicando 3 a 0 sem fazer muita força. 

> Confira o que o Avaí precisa para se classificar à segunda fase do Campeonato Catarinense

A classificação no Catarinense

O Avaí vai precisar vencer o Hercílio Luz na última rodada, sábado (5), na Ressacada. Escaparia do rebaixamento trágico e a classificação para as oitavas de finais dependeria de Próspera e Barra, que não podem vencerem seus jogos. Ocorre que o jogo tem uma importância incrível para o Hercílio, que precisa da vitória para fazer a final em casa, se for o caso.

Continua depois da publicidade

O Próspera jogará com o Concórdia, que pode até poupar jogadores para a fase seguinte da competição, o que não acredito pela importância da posição que ocuparia no mata-mata. Jogo em casa, quer dizer, em Camboriú, onde está mandando seus jogos. O mando de campo pode, neste momento, fazer toda uma diferença. 

> JEC perde para o Brusque e se complica no Catarinense

O JEC joga contra o Barra, em Itajaí, precisando vencer para não cair para a segundona estadual. Tanto o Barra como o Próspera têm saldo superior ao Avaí. Interessante para o time da capital seria os dois perderem seus jogos. 

Resumo: o Avaí está numa situação em que só a vitória interessa diante do Hercílio Luz, esperando ainda por derrotas de Próspera e Barra para não dar adeus ao Catarinense deste ano. Ou, pelo menos, vencer para escapar do rebaixamento. 

O Figueirense, em sexto lugar, na última rodada só pode ser ultrapassado pelo Marcílio Dias, se perder para o Brusque. O Marcilio joga em Chapeco. Todos os jogos da última rodada serão no sábado, no mesmo horário: 16h30min. 

Continua depois da publicidade

> Junior Rocha, técnico do Figueirense, dá nó tático em Barroca, treinador do Avaí

Betão preocupado

O zagueiro avaiano que jogou sete anos no Dínamo de Kiev, na Ucrânia, deixou muitos amigos naquele país. Tem ótimas lembranças de sua passagem por lá e, claro, vive muito preocupado com a situação de guerra que vive o país.

> Figueirense joga na última rodada em busca da partida de volta do mata-mata em casa

A semana

Clima no Avaí está pesado demais. O técnico Barroca vive o drama de classificar ou não o time para a próxima etapa do Catarinense. Pior ainda é saber que se perder o último jogo desta fase poderá colocar o Avaí na segunda divisão estadual. Semana de muito trabalho e mudanças que virão para o jogo de sábado. 

> Figueirense é superior, goleia o Avaí e sobe na classificação do Catarinense

Cumprimentos

A atuação do árbitro Ramon Abatti Abel foi precisa no clássico. Nos momentos que o jogo quase descambou para a violência, ele estave firme e em cima dos lances. Tecnicamente não teve nenhum problema. Atravessa um grande momento.

Leia também

Figueirense faz o carnaval em cima do Avaí