O fato relevante foi o julgamento do zagueiro Alemão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Seis jogos de suspensão e a discussão continua. As opiniões estão divididas. A grande maioria entende que o STJD, através da 3ª Comissão Disciplinar, foi  brando de mais e abriu um precedente perigoso.

Continua depois da publicidade

Para muitos, não há como brigar com a imagem, que mostra o atleta possesso e querendo pegar o árbitro a todo instante. Se não fosse segurado pelos colegas, o fato teria sido consumado.

> Figueirense: “Saiu um peso das costas”, diz Everton Santos após voltar a marcar

Um outro fato levantado até por alguns jurídicos refere-se à defesa do advogado Marcelo Jucá. Ele diz que tudo aconteceu por causa de um erro da arbitragem e que teria sido a falta não marcada que ocasionou o gol do  adversário. Uma segunda alegação fala de uma suposta provocação do árbitro ao atleta.

Ouvi dois jurídicos que pediram o anonimato:

1 – Se a cada erro de arbitragem, o atleta capitão do time, que se julgar prejudicado, agir como o jogador Alemão, a disciplina futura e a autoridade do árbitro no futebol é posta em jogo.

> Caso Alemão: Figueirense pode comemorar, mas ainda é uma pena pesada

2 – Uma suposta provocação do árbitro, desmentida por ele mesmo, não foi denunciada. Por isso, o advogado do Figueirense pediu abertura de inquérito à procuradoria. É a palavra de um contra o do outro.

Em meio a isso, o Figueirense trouxe mais um jogador para compor o grupo: Léo Arthur, que estava no Mirassol. Muitas apostas no Scarpelli.

Continua depois da publicidade

Returno

Sábado começa o segundo turno do Brasileiro Série B. Começar bem é fundamental. Jogo em casa com o Operário do Paraná é para três pontos.

> Avaí e Figueirense reforçam seus times para o returno

O Elano está tendo uma semana de trabalho para colocar em campo um time em condições de fazer o resultado. Não há mais como protelar uma possível arrancada no campeonato.

Perda no Avaí

Getúlio comemora gol na Ressacada após o nascimento de seu filho
Getúlio comemora gol na Ressacada após o nascimento de seu filho (Foto: Avaí F.C)

Getúlio, o atacante sempre presente nas horas difíceis, acusou contusão grau um na coxa e está fora por 10 dias, aproximadamente. Chance para Ronaldo fazer dupla no ataque com Rômulo.

Vejo o AvaÍ com um meio-campo reforçado em Recife na sexta-feira (06): Ralf, Jean Martin, Pedro Castro e Valdívia, este com pouco mais de liberdade.

Continua depois da publicidade

> Sem Getúlio, lesionado, Avaí embarca para enfrentar o Náutico pela Série B

A importante tarefa de marcar bem o meio, dando boa proteção à zaga, impõe a presença de Rallf. Por enquanto, acredito que o Avaí não tem ninguém melhor que Valdívia para fazer o quarto homem de meio, até porque Renatinho ainda não aconteceu.

A zaga possivelmente não terá alterações, mas Rafael Pereira pode reaparecer.

Favorita catarinese

A Chapecoense é a maior favorita da primeira rodada do segundo turno do campeonato. Recebe sábado (07) à noite, em casa, o fraco time do Oeste. O líder, em seguida, viaja para Maceió, onde na terça-feira (10) enfrenta o CSA.

Série C

O Brusque tem tres novidades que estão retornando do DM. O goleiro Zé Carlos e os jogadores Alex Sandro e Gustavo Henrique. O Tricolor volta a campo segunda-feira (09) à noite, no Augusto Bauer, para enfrentar o Boa Esporte.

> Criciúma perde para o Tombense pela Série C

O Criciúma, que volta a campo neste sábado (07) às 15h, em Volta Redonda, anunciou a contratação, mais uma vez, de Edson Gaúcho para diretor executivo do clube. Isso quer dizer que o grupo atual do Criciúma tem problemas disciplinares. Sabe-se que Edson Gaúcho ficou famoso no futebol por ser da famosa linha dura. Pode estar aí a explicação para os maus resultados do Tigre. Também está confirmada a saída do Presidente Jaime Dal Farra do clube.

Continua depois da publicidade

Memória

Encontro de Maradona e Zico
Encontro de Maradona e Zico (Foto: Amauri Luckina / Arquivo Pessoal)

Dois grandes craques do futebol sul-americano. Zico, o eterno galinho, entrega uma camisa do Flamengo para Diego Maradona. Tornaram-se amigos.

> Maradona tem hematoma na cabeça e passa por cirurgia

Em campo, discute-se até hoje se Maradona era melhor que Pelé. Acho que antes, temos que ver se ele era melhor que Zico.