Uma boa discussão é lembrar como a CBF ou a antiga CBD trabalhava com a questão da Seleção Brasileira. O melhor time do país era a base da equipe. Épocas do Santos, outras do Botafogo e até a dupla Gre-Nal chegou a representar o país em torneios pan americanos.

Continua depois da publicidade

Depois veio a época em que a entidade precisava equilibrar o número de jogadores convocados dos times do Rio e São Paulo. A rivalidade era muito grande.

Chegou então a vez dos técnicos gaúchos com a preocupação de ter jogadores dos times grandes, Grêmio e Internacional. Hoje o melhor time do Brasil e da América é o Flamengo.

Veio a pergunta: por que não aproveitam e fazem do rubro-negro a base da Seleção para as Eliminatórias da Copa?

Pois com todo o poderio do Flamengo ele teve apenas três jogadores convocados pelo técnico Tite nesta sexta feira: Gabigol, Everton Ribeiro e Bruno Henrique.

Continua depois da publicidade

É pouco? Se considerarmos que vamos para as Eliminatórias pensando na copa alguns já não teriam chances pela idade. Caso do Daniel Alves, Thiago Silva que certamente não estarão na Copa, mas estão na Seleção.

Nesse caso poderiam convocar os laterais Rafinha e Felipe Luiz, Gerson, Rodrigo Caio e o artilheiro Pedro, todos do Flamengo.

Olímpicos

Na Seleção que vai para um torneio Olímpico, o Avaí entrou com dois jogadores que passaram pelo clube e ainda tem ligação com a Ressacada: Gabriel e Guga. Casos como Vinicius Junior, hoje no Real, e Matheus Henrique, do Grêmio, poderiam estar na Seleção principal. Ficaram na Olímpica. Nunca vamos entender o critério de convocação da comissão técnica da CBF.

Brusque decide em casa

Ao contrário do Figueirense que enfrentará o Fluminense no Rio, o outro representante catarinense, o Brusque, que enfrentará o Brasil de Pelotas, decidirá sua permanência na Copa do Brasil em casa, com a sua torcida. Teve mais sorte no sorteio, embota precisa confirmar em campo um certo favoritismo, que acho existir para os catarinenses. O primeiro jogo em Pelotas será na próxima quinta-feira, dia 12.

Continua depois da publicidade

Estadual 2020

Figueirense e Brusque terão uma maratona daqui para frente em função da Copa do Brasil, inclusive se enfrentando no dia 15, no Scarpelli, fechando a fase de classificação. Domingo o Alvinegro vai a Criciúma e no meio da semana recebe o Fluminense.

Na quinta o Brusque vai a Pelotas e no domingo os dois se encontram em Florianópolis. Depois o Maracanã para o Figueirense, e o Augusto Bauer para o Brusque no segundo jogo do confronto.

Debate Especial

Neste domingo, dia 8, dedicado internacionalmente à mulher, a CBN apresentará um Debate Diário especial, às 13h, com apresentadoras especiais. Imperdível!