Um campeonato com dez participantes, onde a fórmula de disputa permite a classificação de oito para a etapa seguinte parece ser simples e fácil. E o pior é que é mesmo, não há como imaginar um dos cinco grandes do estado disputando a nona posição para evitar uma queda para a serie B em 2021. Pois o estadual catarinense é tão equilibrado que a cada ano uma surpresa aparece.

Continua depois da publicidade

2020

O Juventus é a agradável surpresa? Pois a Chapecoense por enquanto é a decepção. Quem diria que o verdão do oeste esteja vivendo momentos de preocupação cm sua posição atual na competição. Vamos admitir que está crescendo. Começa a ganhar forma o esquema Hemerson Maria.

Fez seu primeiro bom jogo em Itajaí e perdeu. Faltam quatro jogos e a Chape ainda não venceu. Tem dois pontos, apenas um a mais que o Concórdia, que também não ganhou. É pouco. A Tabela não favorece muito, pois tem alguns times grandes pela frente a partir do Criciúma, Figueirense, Joinville e Tubarão, pra fechar. Tem que vencer no mínimo três dos quatro jogos e esperar os demais resultados. Já o Concórdia com apenas um ponto certamente vai disputar o descenso.

Os classificados

Salvo melhor juízo e baseado na tabela dos quatro jogos que faltam para completar a fase de classificação, Figueirense, Brusque, Marcílio Dias, Joinville, teoricamente estão classificados.

Criciúma e Avaí, possivelmente os próximos, totalizando seis. Faltam dois para completar o regulamento. São candidatos o Juventus e a oitava vaga neste momento está mais próxima do Tubarão mas não se pode descartar totalmente a Chapecoense.

Continua depois da publicidade

O Figueirense é surpresa?

figueira
(Foto: Leo Munhoz / NSC Total)

Nunca um time grande poderá ser surpresa em um campeonato estadual. Passar por momentos de dificuldades é comum aos times de futebol. Recuperar com bom trabalho, sério e responsável e levar o time a liderança do seu campeonato é perfeitamente viável.

O Figueirense apostou na base, soube mesclar o time e acreditou nos profissionais que tem em casa para comandar o grupo, no caso Marcio Coelho e Raul Cabral cuja historia começou no estádio Orlando Scarpelli. Está colhendo os frutos de sua aposta.

Bons tempos

itajaí
(Foto: Bruno Golembiewski / Divulgação)

O torcedor do Marcílio Dias vive momentos de muita alegria. Os bons tempos voltaram ao estádio Hercílio Luz. Cidade que tem história e gosta muito de futebol volta a viver dias importantes com a possível classificação para a próxima etapa do estadual. Formou bom time e o público retornou. Domingo fez uma bela festa no jogo contra a Chapecoense com direito ao gol mais bonito da rodada Itajaí retornou ao cenário da bola.