O futebol vive de discussão e, quando se trata apenas de um debate de opiniões, acredito ser importante. A se respeitar a opinião de cada um, ontem o assunto foi Sassá, um jogador que antigamente chamavam de Tanque. O nome quer dizer o artilheiro, o jogador que briga contra os zagueiros, sem a preocupação de qualidade, o fazedor de gols, o que na minha época dizíamos “Botocudo”.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Qualidade
Vejo na definição da palavra um atributo. Fazer gols é uma qualidade. No futebol, para mim, a qualidade está em um jogador que sabe tratar bem a bola, com visão de jogo, com passe aprimorado. Mesmo sem ser craque, podemos ter muitos jogadores que sabem jogar e que não esbarram na bola e nem tem alguma diferença com ela que não possa ser resolvida. Isso o atacante Sassá não tem.
> Avaí busca recuperação contra o Cruzeiro pela Série B
> Recuperação do Avaí exige adequações no meio de campo
Continua depois da publicidade
A discussão no Debate Diário da CBN girou em torno da contratação do jogador pelo Avaí. É boa ou não é? Achei que não. Fui maltratado pela rapaziada, que caiu com tudo em cima de mim.
Comparações

Tentaram me pegar com comparações e uma só para mim bastou: Sassá ou Albeneir? Precisei apenas de um segundo para responder. Albeneir toda a vida. Larguei, em seguida, um número de jogadores que tinham qualidade e que sabiam fazer gols: Tião Marino (Fig), Morélli (Avaí), Juti (Avaí). Enfim, nomes existem à vontade. Mas há opiniões divergentes, claro, e isso é salutar. O debate existe pra isso, defesa de ideias e opiniões. Ontem, como diria o senador Esperidião Amin, “combati o bom combate”.
Não vem
À noite, para terminar a discussão fora do ar, o colega Rodrigo Faraco mandou um recado em nosso grupo da internet: “Fica tranquilo! Sassá não vem mais”. E alfinetou: “Ney Franco não permitiu sua saída do Cruzeiro. Viu nele qualidades para aproveitá-lo”. Me deu vontade de ligar para o Ney agradecendo esse gesto benevolente para com o Avaí.
Continua depois da publicidade
> Veja a discussão no Debate Diário: Sassá no Avaí?
Quem sabe hoje?
O Avaí enfrenta o Cruzeiro nesta sexta-feira, às 21.30, em Belo Horizonte. Quem sabe Sassá jogue e até faça gol, pode ser. Ele faz de vez em quando.
O time catarinense passa por momentos de turbulência, com lista de dispensas preparada e muito trabalho no mercado para colocar alguns dos seus atletas.
> Tem jogo ainda mas Avaí e Figueirense já miram no clássico
> Avaí reformula elenco visando a sequência da Série B
Que Avaí vamos ver esta noite? No mínimo, um pouco mais fechado, com cuidados defensivos e um pouco de posse de bola para segurar o adversário.
A verdade é que o Cruzeiro de hoje está longe de ser o campeão brasileiro que conhecemos, até porque nem na elite está.
Continua depois da publicidade
Nosso melhor
A Chapecoense também joga esta noite e em casa, buscando soluções com alguns reforços. Thiago Ribeiro, que é um deles, entrou bem no último jogo. O time do Oeste recebe o América que, se completo, é um dos bons times da Série B.
> Chape faz jogo igual ao Náutico e arranca empate no final

Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil ao eliminar a Ponte Preta, o América naturalmente vem para garantir sua posição na tabela de classificação.
> Copa do Brasil: Brusque larga na frente mas sofre goleada
Jogador Alê, um dos principais do América, vive um novo momento e diz que isso deve-se a liberdade que o técnico deu ao time para jogar. O time de Minas é o quinto colocado, com 17 pontos, mesma pontuação que tem a Chape, em quarto lugar. Jogo grande na Arena Condá!
Necessidade ou obrigação?
O Figueirense joga neste sábado, às 11h da manhã, em casa, contra o Guarani de Campinas. Os titulares Marcos Néris, Marquinho e Alemão queimaram cartão por conta do clássico de terça-feira (29). Vitor Oliveira deve ser o substituto de Alemão. O time do continente pode ter a volta de Giovani, que estava no DM. O retorno do goleiro Sidão também pode ocorrer.
Continua depois da publicidade
> Figueirense é o único mandante sem gols na Série B 2020

O problema do Alvinegro está do meio de campo para frente. Não tem um armador e, por isso, cria poucas chances de gol. Essa é uma das razões pelas quais não marcou ainda em jogos no Scarpelli. A ausência de Marquinho possibilita ao técnico Elano buscar uma solução no elenco que pode ser interessante. Arouca e Bruneti devem ficar à disposição. Pode ser que nesta sexta-feira durante o dia, o técnico dê alguma pista sobre a escalação, mas é pouco provável.
> Figueirense pode ter retornos do departamento médico contra o Guarani
Série C

O Criciúma volta ao Heriberto Hülse, às 20h desta sexta-feira, para enfrentar o São José. O noticiário do Tigre acusa quatro desfalques: os laterais Kaike e Carlos César, o meia Jean Dias e o goleiro Paulo Gianezini, que foram diagnosticados com a Covid-19. O treinador ainda espera a confirmação de Victor Guilherme e Foguinho, que estavam lesionados e ficaram fora da última partida, mas poderão ir para campo hoje.
> Criciúma empata com Ituano e continua invicto na Série C
O Brusque, na mesma Série C, vai até Volta Redonda, onde joga domingo às 15h, depois da eliminação na Copa do Brasil.
Série D
Neste sábado (26) às 16h, tem jogo doméstico entre Marcílio Dias e Joinville em Itajaí. Jogo de rivalidade entre cidades no futebol catarinense. O Tubarão joga domingo à tarde em Caxias do Sul, no estádio Centenário, contra o Caxias.
Continua depois da publicidade
Nossa estreia nesta Série não foi boa. O Jec empatou em casa, Marcílio Dias perdeu em Pelotas e o Tubarão perdeu no estádio Domingos Silveira Gonzales para o São Luiz.