O futebol vive de discussão e, quando se trata apenas de um debate de opiniões, acredito ser importante. A se respeitar a opinião de cada um, ontem o assunto foi Sassá, um jogador que antigamente chamavam de Tanque. O nome quer dizer o artilheiro, o jogador que briga contra os zagueiros, sem a preocupação de qualidade, o fazedor de gols, o que na minha época dizíamos “Botocudo”.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Qualidade

Vejo na definição da palavra um atributo. Fazer gols é uma qualidade. No futebol, para mim, a qualidade está em um jogador que sabe tratar bem a bola, com visão de jogo, com passe aprimorado. Mesmo sem ser craque, podemos ter muitos jogadores que sabem jogar e que não esbarram na bola e nem tem alguma diferença com ela que não possa ser resolvida. Isso o atacante Sassá não tem.

> Avaí busca recuperação contra o Cruzeiro pela Série B

> Recuperação do Avaí exige adequações no meio de campo

Continua depois da publicidade

A discussão no Debate Diário da CBN girou em torno da contratação do jogador pelo Avaí. É boa ou não é? Achei que não. Fui maltratado pela rapaziada, que caiu com tudo em cima de mim.

Comparações

Albeneir, ídolo do Figueirense, terminou sua carreia no Avaí
Albeneir, ídolo do Figueirense, terminou sua carreia no Avaí (Foto: Divulgação)

Tentaram me pegar com comparações e uma só para mim bastou: Sassá ou Albeneir? Precisei apenas de um segundo para responder. Albeneir toda a vida. Larguei, em seguida, um número de jogadores que tinham qualidade e que sabiam fazer gols: Tião Marino (Fig), Morélli (Avaí), Juti (Avaí). Enfim, nomes existem à vontade. Mas há opiniões divergentes, claro, e isso é salutar. O debate existe pra isso, defesa de ideias e opiniões. Ontem, como diria o senador Esperidião Amin, “combati o bom combate”.

> RELEMBRE: Albeneir tenta reencontrar a tranquilidade depois de polêmica com a torcida do Figueirense

Não vem

À noite, para terminar a discussão fora do ar, o colega Rodrigo Faraco mandou um recado em nosso grupo da internet: “Fica tranquilo! Sassá não vem mais”. E alfinetou: “Ney Franco não permitiu sua saída do Cruzeiro. Viu nele qualidades para aproveitá-lo”. Me deu vontade de ligar para o Ney agradecendo esse gesto benevolente para com o Avaí.

Continua depois da publicidade

> Veja a discussão no Debate Diário: Sassá no Avaí?

Quem sabe hoje?

O Avaí enfrenta o Cruzeiro nesta sexta-feira, às 21.30, em Belo Horizonte. Quem sabe Sassá jogue e até faça gol, pode ser. Ele faz de vez em quando. 

O time catarinense passa por momentos de turbulência, com lista de dispensas preparada e muito trabalho no mercado para colocar alguns dos seus atletas. 

> Tem jogo ainda mas Avaí e Figueirense já miram no clássico

> Avaí reformula elenco visando a sequência da Série B

Que Avaí vamos ver esta noite? No mínimo, um pouco mais fechado, com cuidados defensivos e um pouco de posse de bola para segurar o adversário.

A verdade é que o Cruzeiro de hoje está longe de ser o campeão brasileiro que conhecemos, até porque nem na elite está.

Continua depois da publicidade

Nosso melhor

A Chapecoense também joga esta noite e em casa, buscando soluções com alguns reforços. Thiago Ribeiro, que é um deles, entrou bem no último jogo. O time do Oeste recebe o América que, se completo, é um dos bons times da Série B.

> Chape faz jogo igual ao Náutico e arranca empate no final

Chapecoense é a atual campeã catarinense
Chapecoense é a atual campeã catarinense (Foto: Divulgação)

Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil ao eliminar a Ponte Preta, o América naturalmente vem para garantir sua posição na tabela de classificação.

> Copa do Brasil: Brusque larga na frente mas sofre goleada

Jogador Alê, um dos principais do América, vive um novo momento e diz que isso deve-se a liberdade que o técnico deu ao time para jogar. O time de Minas é o quinto colocado, com 17 pontos, mesma pontuação que tem a Chape, em quarto lugar. Jogo grande na Arena Condá!

Necessidade ou obrigação? 

O Figueirense joga neste sábado, às 11h da manhã, em casa, contra o Guarani de Campinas. Os titulares Marcos Néris, Marquinho e Alemão queimaram cartão por conta do clássico de terça-feira (29). Vitor Oliveira deve ser o substituto de Alemão. O time do continente pode ter a volta de Giovani, que estava no DM. O retorno do goleiro Sidão também pode ocorrer.

Continua depois da publicidade

> Figueirense é o único mandante sem gols na Série B 2020

Jogo da 11ª rodada é no Orlando Scarpelli
Jogo da 11ª rodada é no Orlando Scarpelli (Foto: Divulgação)

O problema do Alvinegro está do meio de campo para frente. Não tem um armador e, por isso, cria poucas chances de gol. Essa é uma das razões pelas quais não marcou ainda em jogos no Scarpelli. A ausência de Marquinho possibilita ao técnico Elano buscar uma solução no elenco que pode ser interessante. Arouca e Bruneti devem ficar à disposição. Pode ser que nesta sexta-feira durante o dia, o técnico dê alguma pista sobre a escalação, mas é pouco provável.

> Figueirense pode ter retornos do departamento médico contra o Guarani

Série C

Criciúma joga em casa pela 8ª rodada da Série C
Criciúma joga em casa pela 8ª rodada da Série C (Foto: Divulgação)

O Criciúma volta ao Heriberto Hülse, às 20h desta sexta-feira, para enfrentar o São José. O noticiário do Tigre acusa quatro desfalques: os laterais Kaike e Carlos César, o meia Jean Dias e o goleiro Paulo Gianezini, que foram diagnosticados com a Covid-19. O treinador ainda espera a confirmação de Victor Guilherme e Foguinho, que estavam lesionados e ficaram fora da última partida, mas poderão ir para campo hoje.

> Criciúma empata com Ituano e continua invicto na Série C

O Brusque, na mesma Série C, vai até Volta Redonda, onde joga domingo às 15h, depois da eliminação na Copa do Brasil.

Série D

Neste sábado (26) às 16h, tem jogo doméstico entre Marcílio Dias e Joinville em Itajaí. Jogo de rivalidade entre cidades no futebol catarinense. O Tubarão joga domingo à tarde em Caxias do Sul, no estádio Centenário, contra o Caxias.

Continua depois da publicidade

Nossa estreia nesta Série não foi boa. O Jec empatou em casa, Marcílio Dias perdeu em Pelotas e o Tubarão perdeu no estádio Domingos Silveira Gonzales para o São Luiz.