O técnico da Seleção Brasileira tem marcado presença nos principais jogos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, além da Libertadores. Está de olho no atacante Pedro (Flamengo), no meia Gustavo Scarpa (Palmeiras) e até no zagueiro Nino (Fluminense). Ainda é possível acontecer alguma surpresa entre a garotada que está dando show por esse Brasil a fora.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Penso que apenas Pedro deve ser convocado. Para as demais posições, a seleção parece fechada. Scarpa é hoje o melhor jogador do Brasil e está merecendo uma ida à Copa do Mundo. Uma bela alternativa de jogo.
No cenário internacional os experts continuam rotulando os favoritos. França (atual campeã), Bélgica, Alemanha e Holanda, que voltou a jogar bom futebol. Na América do Sul, as chances são de Brasil e Argentina. Tudo no campo da teoria, mas imagino que não deve fugir muito disso, com a Inglaterra correndo por fora.
Em Copa do Mundo é difícil uma surpresa final. Lembro que em 1974 a Holanda surpreendeu o mundo e, mais recentemente, a Croácia. Os países tradicionalmente do futebol são sempre os favoritos. Nossas chances existem sim, mas vamos ter de jogar muita bola.
Continua depois da publicidade
Álbum da Copa do Mundo pode custar até R$ 3,8 mil para ser finalizado; entenda
Palpites:
A seguir, minha projeção das seleções que avançam na 1ª fase da Copa do Mundo:
Grupo A: Holanda e Catar
Grupo B: Inglaterra e País de Gales
Grupo C: Argentina e Polônia
Grupo D: França e Dinamarca
Grupo E: Espanha e Alemanha
Grupo F: Bélgica e Croácia
Grupo G: Brasil e Sérvia
Grupo H: Portugal e Coreia do Sul
Fique por dentro das curiosidades da Copa do Mundo no Catar:
Quase centenário
Noventa e nove anos de existência e uma vida bem vivida cheia de alegrias, crescimento e superação. É preciso comemorar. Foi o que fez o Avaí no último dia 1º de setembro, relembrando o nascimento daquele time de futebol dos garotos da Rua Frei Caneca e que mais tarde viria a se tornar uma potência nacional. Muitos foram os abnegados que viraram apaixonados e deram um pedaço de si a instituição.
Do Adolfo Konder para Ressacada
Tempo de crescimento, dedicação e uma nova história na vida do Avaí. A transição da Rua Bocaiuva para o Sul da Ilha transformou a vida do clube, que passou a viver o verdadeiro profissionalismo. Tudo isso e muito mais foi relembrado na última quinta-feira, dia 1º de setembro, na passagem dos 99 anos de vida do clube.
Nomes? Muitos. Cada um com um pedaço da própria vida para que o Avaí chegasse onde hoje está. Uma instituição carregada de glórias através de muitas conquistas. Salve, salve, nação azurra!
Continua depois da publicidade

A medalha
A maior honraria do clube leva o nome de um baluarte, um gigante (apesar da baixa estatura) que fez um pouco de tudo dentro do clube, inclusive sendo um dos históricos jogadores: Saul, Saulzinho ou Dr. Saul Oliveira. A cada ano o clube homenageia duas figuras que tem relevantes serviços prestados a história avaiana. Nesi Furlani e Odilon Furtado Filho foram os agraciados deste ano. Nada mais justo. A história do Avaí passa por eles.
Juventude x Avaí e Figueirense x Paysandu: onde assistir aos jogos neste fim de semana
Não tem nada decidido
Atenção total é o que precisa o Figueirense. Pés no chão, seriedade e evitar o “já ganhou”. Empolgada pela goleada sobre o Vitória-BA e com muita chance de vencer o Paysandu-PA neste sábado, dia 3, a torcida tem papel fundamental. O Figueirense caminha a passos largos para o acesso. Repetir o desempenho do último jogo é necessário para começar o returno com boa pontuação e clima favorável.
Roberto Alves: “Vai faltar lugar no Orlando Scarpelli”
Todos estão com a mesma chance, mesmo que o ABC-RN já tenha dado um passo à frente. Fim de semana para encaminhar posições na Série C do Brasileiro. Em tempo. Um empate no jogo Vitória x ABC, em Salvador (BA), seria bem recebido.
Faraco: “Desafio do Figueirense é repetir, contra o Paysandu, nível de atuação da rodada” passada
Continua depois da publicidade
Estamos devendo
O futebol catarinense vive momentos de preocupação no cenário nacional. O Avaí respira por aparelhos na Série A, e Chapecoense e Brusque estão próximos da UTI na Série B. O único que não inspira cuidados é o Criciúma, que faz boa campanha, mesmo com oscilações. Isso quer dizer que o nosso futebol continua o mesmo, brigando sempre para se manter onde está, evitando cair um degrau.
Kleina desiste de candidatura a deputado federal para assumir o Brusque
Giro Total
> Bem-vindo:
O Clube Atlético Catarinense será a novidade no Estadual de 2023. Vai jogar no Estádio Renato Silveira, em Palhoça. O retorno do Criciúma valoriza a competição.
> Destaques:
O zagueiro Rafael Lima foi um dos destaques do Atlético. Outro nome importante foi o meia Chapecó, ex-Avaí.
> Começou:
A Copa SC partiu e o campeão vai para a Copa do Brasil. É o que o Figueirense e Joinville, dois grandes do futebol do Estado, vão tentar. Seis equipes brigam pelo título.
Continua depois da publicidade
> Férias:
Chegou. Cumpro neste mês, o período de férias. Espero voltar ao trabalho com o Figueirense garantido para disputar a Série B em 2023, assim como Brusque, Chapecoense e Criciúma, e o Avaí encaminhado a permanecer na elite nacional no ano que vem. Até!
Leia também:
Evento de fisiculturismo agita Santa Catarina em setembro
Alexandre Pato no Avaí? Floripa Mil Grau viraliza com anúncio de sósia do craque
Conheça a equipe gaúcha semiamadora que disputa com times da elite do futsal em Joinville