Um voo que começou às 19h15min de segunda-feira em Florianópolis, com passagem por Guarulhos e que vai até Istambul na Turquia. A saída para Rostov, na Rússia, onde o Brasil estreia, foi às 0h40min (no horário local), com chegada marcada para a manhã desta terça, dia 13, às 2h50min no horário russo. Primeira missão: acertar o fuso horário, porque quando chegar ao destino, no Brasil ainda será hora de jantar.

Continua depois da publicidade

O voo
Muitos brasileiros dizem não ter tranquilidade para voar. E tem aqueles que não conseguem dormir, que é o meu caso. Sugestão da aeromoça é um tranquilizante que atende pelo nome de vinho tinto de boa procedência. Santa sugestão.

Confira mais matérias sobre a Copa do Mundo 2018

É de lei a visita inicial ao centro da imprensa da FIFA, montado em todas as cidades-sedes dos jogos. Lá está o credenciamento e os tickets dos jogos, já autorizados pela FIFA. Com o documento no peito, começa a circulação pelos caminhos da Copa.
 
As dificuldades
Tudo na Rússia será um pouco mais difícil. Por exemplo: para se fazer imagens ou qualquer tipo de reportagem simples em locais públicos, é necessário autorização do governo. Isso leva quase uns 20 dias, o que, aliás, já fizemos, mas a resposta ainda não chegou.
 
Varredura
É muito comum a cada jogo da Copa do Mundo, duas ou três horas antes do início da partida, a segurança, com truculentos homens da Fifa, fazer uma varredura. Em geral, descobrem gente infiltrada sem credenciamento para estar no estádio. Aí o bicho pega. Não tem jeitinho brasileiro.

Continua depois da publicidade