O empate do Criciúma com o Vila Nova no Serra Dourada, nesta terça (1º) à noite, não foi um mau resultado. Claro que a necessidade era vencer, até por conta da tabela, e o time criou chances para somar os três pontos. Dada a fragilidade do adversário, era bem possível vencer a segunda consecutiva. Não dá para desprezar um ponto fora de casa, ele é importante, até porque o Vila saiu na frente e o Tigre teve forças para reagir.
Continua depois da publicidade
Arena Condá
Mesmo jogando em casa e tendo em vista a situação na tabela, a Chapecoense deve ter cuidados especiais com o Corinthians nesta quarta-feira (2). O empate em Curitiba representou quase uma vitória e Marquinhos Santos mostrou que o momento é de fechar a casinha e jogar por uma bola parada ou de contra-ataque. Insistir em abrir o time é quase um suicídio. A situação não permite ousadia.
Rever conceitos
O segundo tempo do Avaí contra o Bahia deve levar o técnico Alberto Valentim a algumas reflexões. Por exemplo:
1 – Mosquera não pode ficar fora do time titular.
2 – Um descanso para Pedro Castro e Matheus Barbosa vai fazer bem.
Continua depois da publicidade
3 – Douglas está pronto para pelo menos um tempo, ou até mais.
4 – Lourenço precisa de um banco para descansar e Caio Paulista tem que entender que futebol é coletivo.
5 – Gegê também está pedindo passagem.
Os três próximos jogos do Avaí serão determinantes para a sua permanência na Série A. É como se fosse uma Copa do Mundo. Domingo em Maceió, contra o CSA, depois o Vasco em Florianópolis e o Ceará, em Fortaleza. Adversários diretos.
O jogo do ano?
ão as duas melhores equipes do Brasil na atualidade. Escolas diferentes. O Grêmio mais pegador, forte marcação ao melhor estilo do futebol do Sul. O Flamengo, futebol clássico, bonito, competente, ofensivo e de qualidade. Os quase extremos vão se chocar. Vantagem? Penso que num jogo desses nem o fator mando de campo pode decidir. A pressão, sim, deve influir, mas não será decisiva, afinal são dois times cancheiros com jogadores de seleção. É na Arena do Grêmio e vale uma chegada na final da Libertadores da América.
É imperdível!
Justa homenagem
Em novembro completará três anos da tragédia com o voo da Chapecoense. Uma das 71 vítimas, o jornalista André Podiacki segue recebendo homenagens. Nesta quinta-feira, o nome do repórter esportivo que fez história nos seis anos em que atuou nos veículos da extinta RBS (atual NSC) será lembrado na abertura dos Jogos Salvatorianos, que vão reunir na Capital 235 atletas de colégios de Videira, Passo Fundo e Florianópolis. André Podiacki vai dar o nome à Galeria de Troféus do Colégio Nossa Senhora de Fátima, onde ele estudou entre 2003 e 2007. A solenidade contará com a presença da família. Grande Podi.
Continua depois da publicidade
Curtas
O melhor
O goleiro Douglas, do Bahia e ex-Avaí, é quem está mais tempo sem tomar gols no atual Campeonato Brasileiro. São 13 jogos sem ser vazado.
Torcedor
De uma coisa o Avaí não pode reclamar: a torcida. Mesmo com a má campanha do time e após uma estrondosa goleada para o Grêmio, levou mais de 7 mil torcedores à Ressacada. E voltou a perder.
Assediado
Muito pelo seu respeito ao clube, além de sua passagem na Ressacada, o goleiro Douglas ficou um tempo após o jogo conversando com avaianos e lembrando sua época com a camisa azul.Foi aplaudido.
Dúvida
O Figueirense surpreendeu com algumas contratações de última hora para tentar salvar o ano. Me perguntaram: “ué, o dinheiro apareceu assim de repente?”
Continua depois da publicidade
Mais um
Enderson Moreira não resistiu e foi demitido nesta terça (1º) pelo Ceará. Disse no domingo que não estava preocupado. Caiu.