Em determinado momento do ano e com o aumento da pandemia, chegamos a temer pela conclusão do Campeonato Catarinense 2020. Discutiu-se muito e a FCF foi até envolvida e pressionada para definir um campeão caso a competição não continuasse em campo.

Continua depois da publicidade

Cogitou-se o líder do Estadual em determinado momento, o Avaí, e o próprio clube veio a público para dizer que gostaria de decidir em campo. Ao reiniciar o campeonato, o Brusque assumiu a liderança, e nova paralisação. A Federação Catarinense de Futebol sempre foi favorável a terminar o Estadual em campo. Canetaço, só em ultima instância.

Voltamos ao campeonato e Chapecoense e Brusque eliminaram seus adversários para chegarem à grande decisão, que começa nesta quarta feira (9). É claro que não há favorito nem no primeiro jogo nem a finalíssima de domingo próximo, em Brusque. Alguma vantagem pelo mando de campo, mesmo sem torcida, é possível.

Pela primeira vez na historia do futebol catarinense um campeonato vai ser decidido sem a presença do torcedor.

> Análise: Invasão ao treino do Figueirense não pode virar “pizza”

Continua depois da publicidade

O grande momento do Brusque

O presidente do Brusque, Danilo Rezini, considerado por muitos no momento como o grande dirigente do futebol catarinense, disse na Rádio CBN/Diário nesta terça-feira (8) que seu time vive um momento muito especial mas não admite favoritismo:

– Este ano parece ser o da retomada do futebol de Brusque em busca de novos caminhos. Ganhamos tudo que disputamos e as competições que estão em andamento somos líder.

O respeito pela Chapecoense é pregado intensamente. A lamentar apenas a contusão do artilheiro Edu, fora dos jogos finais. Danilo Rezini está há 14 anos na presidência do Brusque, cujo último título, em 1992, era presidente o então Prefeito Ciro  Rosa.

A volta da Chape

O Verdão do Oeste teve uma evolução fantástica no futebol da região e do Estado. Virou um time nacional com grande simpatia pelo torcedor fora de sua região. Lamentavelmente o acidente aviatório de novembro de 2016 interrompeu uma trajetória vitoriosa e de qualidade técnica indiscutível.

Continua depois da publicidade

A volta por cima era um desafio que acabou sendo superado. A reconstrução passou pelo apoio dos clubes brasileiros, alguns do exterior, mas sobretudo de sua torcida e patrocinadores.

Hoje a Chape totalmente recuperada não esquece dos 71 mortos que estavam naquele vôo para Medelin na Colômbia e a cada jogo palmas aos 71 minutos ou 26 do segundo tempo para recordar o quanto eles foram importantes para o clube.

O jogo

Com maior número de títulos conquistados no campeonato estadual, foram seis até agora, a Chapecoense possui também Copa SC, Taça SC, Taça Plinio De Nez e Copa Sul Americana. O Brusque tem um título e dois do Carlos Renaux antes do surgimento do Brusque. Este ano ganhou a Recopa, Copa SC, Série D do Brasileiro e vai para a disputa do Estadual.

Jogo de equilíbrio e atenção. Quem errar menos deve levar. O primeiro jogo é importante para o saldo de gols. Não há gol qualificado, somente o saldo simples. Se houver resultados iguais, pênaltis.

Continua depois da publicidade

Transmissão

A NSC TV transmite para todo o Estado os dois jogos decisivos do Campeonato Catarinense de 2020. A cobertura no rádio será da CBN/Diário enquanto que os canais digitais da NSC também estarão envolvidos na grande cobertura da decisão.

Em alta

A arbitragem catarinense está forte junto à comissão especializada da CBF. Bráulio da Silva Machado comanda domingo (13) no Maracanã o jogo Fluminense x Corinthians. No VAR estará Heber Roberto Lopes.

Ainda no domingo, a estréia na Série A do jovem catarinense Ramon Abatti Abel no jogo Atlético Mineiro x Bragantino no Mineirão.

Com a escalação de Bráulio Machado para domingo no Maracanã abre-se vaga para o jogo decisivo do Estadual em Brusque, a grande final.

Continua depois da publicidade

Muito provavelmente, Rafaell Traci, que é Fifa, é sério candidato a grande final.

Ministério Publico

Dirigentes do Figueirense foram recebidos pelo procurador geral de Justiça Fernando da Silva Comim para dar conhecimento as autoridades das barbáries que ocorreram sábado no estádio Orlando Scarpelli. Várias autoridades da Justiça participaram do encontro. Ficou muito claro que a Justiça vai entrar forte e firme no acontecimento.

Os invasores vão se incomodar.

> Triatleta Felipe Manente morre durante treino em Florianópolis

Escola Guga no torneio Roland Garros Junior

A Escola Guga está representada na disputa do Wild Card Series em Brasilia já em andamento desde o dia 7.

A competição reúne 32 jogadores da categoria 18 anos conta com a participação de 3 atletas da equipe Guga Tênis, projeto de alto rendimento da escola Guga. Maria Turchetto de Florianópolis, Marcio Silva e Matheus de Lima, da equipe Guga de Curitiba.

Os campeões receberão como prêmio uma viagem a Paris para participar da seletiva final com os vencedores do torneio na China e na Índia valendo a vaga definitiva para o Grand Slam Juvenil de Roland Garros.

Continua depois da publicidade