O Vitoria do Espírito Santo está ressurgindo para o futebol brasileiro. O Estado muito próximo do Rio de Janeiro vive muito mais em função do futebol carioca e já teve grandes clubes como a Desportiva Ferroviária, o Linhares, Rio Branco e o próprio Vitoria que é o time mais do Estado. Parece estar querendo retomar seu lugar no cenário nacional.

Continua depois da publicidade

Trabalhei em três jogos em Vitoria quando narrava na televisão. Dois com o Joinville e um com o Figueirense. Três empates contra a Desportiva e o Rio Branco.

O adversário

Classificou-se vencendo de virada o CSA na quinta feira a noite . Está credenciado pois agora joga em casa contra um Figueirense que vem igualmente de uma virada espetacular diante do Santo André. O Vitoria jogou o brasileiro de 1977 e em 1980 disputou a serie B do nacional e já esteve na serie C várias vezes. O Vitoria parece estar resgatando a historia do futebol Capixaba. Nesta próxima fase não há vantagem. Se empatar a decisão será nos pênaltis.

Jogo duro

Depois de um começou muito com a seleção pré olímpica de futebol do Brasil vai precisar vencer a Argentina para ir á Tóquio. O empate diante do Uruguai não ajudou nenhum dos dois. A Argentina já está classificada e é considerada a melhor seleção do torneio classificatório. O técnico Brasileiro André Jardine atribui ao desgaste e a ansiedade os motivos para a queda de produção do sub-23 brasileiro. Promessa de mexer no time do meio de campo para a frente.

Vai mexer

Pode ter sido uma forma de despistar a imprensa ou o adversário mas o técnico Augusto Inásio mexeu no treino e deve alterar o Avai para o jogo de domingo contra o Criciúma. Muito provavelmente com a suspensão de Zé Marcos ele voltará a uma linha de quatro zagueiros, dois volantes, três atacantes e um avançado. Deve confirmar no coletivo apronto embora não divulgue. A presença de Vinicius Jaú é quase certa na linha de três antes do atacante Jonathan. Duvidas na lateral direita, Lourenço ou Arnaldo?

Pedro Castro e Jean Martin ou Wesley? Rildo, Valdívia e Vinicius Jaú. Na frente o Jonathan. Resta saber onde Inácio vai encaixar o Bruno Silva. Ou como segundo volante ou a linha de três esperando Vinicius Jaú para entrar no segundo tempo.

Continua depois da publicidade

Seminário de arbitragem

Alicio pena jr. Instruto de arbitragem da cbf
Alicio pena Jr. Instruto de arbitragem da CBF (Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta feira (7) e vai até sábado no Hotel Kenedy de São José, mais um seminário da arbitragem catarinense realizado pelo Sindicato dos árbitros de SC em parceria com a FCF. Entre árbitros e assistentes serão 200 participantes que terão palestras e debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento da arbitragem. Alicio Pena Jr (foto) atual vice presidente da comissão de arbitragem da CBF será um dos palestrantes. Nesta sexta feira a noite será também realizada a solenidade de formatura de novos árbitros. Kleber Lucio Gil, Bráulio Machado ambos FIFA e Erica Kraus catarinense hoje na CBF também serão palestrantes cada qual em sua especialidade.

Memória

Divulgação
(Foto: Divulgação)

Anos 80 e o futebol catarinense viu passar um dos árbitros mais disciplinadores da sua historia. Profissional correto, ex lutador de Judô, formado em educação física aportou em SC via Chapecó município que defendeu nos Jasc antes de vir para Florianópolis. Apitou a final do estadual de 1985 entre Criciúma e Chapecoense. Na foto o ex arbitro Renildo Nunes, com Wairan da Silva Rosa (E), Evandro Roman (D) e o quarto arbitro de agasalho é do Paraná.

Cumpra-se

E o STJD arquivou nesta quinta feira em definitivo a pretensão (processo) do Londrina contra o Figueirense. Tinha todo direito em pleitear mas sabia que era uma missão impossível que só se resolve positivamente no cinema.