Uma escalação para evitar o volume de jogo do Santos foi pouco produtiva e o Avaí tomou dois gols em 25 minutos. Prova de que jogar com três zagueiros e cinco homens no meio de campo não quer dizer retranca absoluta.
Continua depois da publicidade
A partir daí o técnico Evando mudou o esquema do Avaí para fazer o time finalmente jogar. Afinal, perdendo de dois ou mais, o barco já estava afundando. E foi para o vestiário conversar. Bom papo que fez bem ao time. Voltou melhor e superior ao Santos.
Fez um golaço através o João Paulo. Esteve perto de empatar o jogo e ficou claro que com um pouco de ousadia dá para ser feliz.
A derrota
O resultado final não foi bom, mas pelo menos o torcedor saiu menos angustiado vendo o time no ataque.
Como a situação é mais do que delicada e a Série B de 2020 está batendo às portas do Avaí, mais uma derrota diante de um gigante do futebol brasileiro não é nenhuma novidade.
Continua depois da publicidade
Para ser sincero, acho que o Avaí desta vez merecia pelo menos o empate. Pelo que produziu a partir dos 30 minutos do primeiro tempo.
As explicações

Evando tenta situar as derrotas e a forma de jogar. Pouco convincente, mas verdadeiro.
Não tem culpa de nada do que está acontecendo. Pelo contrário: traz consigo o mérito de pegar um time lá embaixo da tabela e buscar uma salvação, que não aconteceu. Mas o fez com trabalho sério e honesto.
Tentou de tudo dentro do possível e do que tem em mãos para trabalhar. Disse que seu sonho era ser técnico de um grande time brasileiro e o Avaí proporcionou realizar este sonho. Sabe que lhe falta experiência, o que vai buscar ao longo do tempo.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias e opiniões sobre o Avaí no NSC Total.
O Santos
É o terceiro colocado da Série A. Não vi time para título, mas de boa qualidade técnica com valores individuais especiais.
Joga um futebol onde quase não se guarda posição e roda-se muito no meio de campo.
Pituca, Carlos Sanches e o tripé de ataque foram as maiores qualidades dos santistas. Este time jogou apenas 30 minutos e depois caiu de produção. Expulsão, alterações, saída de Soteldo, enfim, o técnico teve que recompor o time com modificações que não produziram a mesma qualidade do primeiro tempo.
Deixou escapar novamente
A Chapecoense comandou o placar na Fonte Nova, em Salvador, até quase o final do jogo contra o Bahia. Tomou o empate em nova desatenção num momento em que a vitória já estava praticamente decretada.
Em condições normais, este ponto conquistado fora de casa seria muito em vindo. Do jeito que está a situação na tabela, a Chape acabou perdendo dois pontos quando não poderia.
Continua depois da publicidade
Estamos a nos repetir e assim será até o fim do campeonato. Este é um ano para o futebol catarinense esquecer.
Direito Desportivo

O Advogado Tullo Cavallazzi Filho foi um dos palestrantes do primeiro fórum baiano de direito desportivo, evento que celebrou os 10 anos do Instituto Baiano de Direito Desportivo.
Ele falou sobre o mercado de trabalho na área e sobre mudanças na legislação, como a transformação dos clubes-empresa. Cavallazi é reconhecido por difundir a especialidade no país, o que faz desde os tempos de amizade com o saudoso jurista Marcilio Ramos Krieger.
Quase 100%
Os matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) após a derrota para o Santa cravaram o Avai com 99,999% de queda para a serie B.
Continua depois da publicidade
No aguardo
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) espera o resultado do STJD, nesta quinta-feira, sobre o recurso do Blumenau que foi desligado da Série B do campeonato estadual este ano para marcar a data de realização do Conselho Técnico do campeonato de 2020.
Campeonato maior
Na oportunidade será apresentada uma proposição que aumentaria o número de participantes do catarinense de 10 para 12 clubes. Isso só será aprovado se os clubes chamados grandes votarem a favor. Eles têm maioria pelo voto qualitativo.
Acesse as últimas notícias do NSC Total