Voz aveludada e bem colocada, dicção perfeita, emoção na hora certa, ele foi o narrador esportivo que aliava voz, emoção e isenção no rádio. Fernando Linhares da Silva começou em 1956 na Rádio Diário da Manhã e por muitos anos foi o principal nome da crônica esportiva de Santa Catarina. Futebol, basquete, vôlei e, principalmente, remo, dominava com grande categoria.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Pois nesta terça-feira (29) perdemos o Fernando, aos 87 anos. Formado em Direito, era procurador aposento da Previdência Social e foi quem iniciou o esporte na TV Cultura, em 1970. Ficou pouco mais de um ano por conta de uma determinação do governo federal que exigia dedicação exclusiva.

No começo dos anos 1970, quando se preparava para entrar no ar, Fernando me convidou para compor a equipe de esportes na TV. Abriu as portas para mim, que acabei ficando em seu lugar quando ele teve que deixar a TV.

Sempre me acompanhando e me orientando, Fernando foi meu mestre. Quando garoto e escutava ele no rádio, sempre sonhei que um dia ele iria falar meu nome nos programas. Foi quando, olhando um jogo na várzea, anotei escalações, placar e tudo relacionado e mandei para ele.

Continua depois da publicidade

Fernando leu e no final disse: “Futebol varzeano. Escreveu Roberto Alves”.

Sonho realizado. Mais tarde, fiz grandes transmissões com ele por esse Estado a fora. Sempre que era possível o convidava para algum programa especial no rádio ou na TV. 

A morte de Fernando Linhares da Silva deixa Florianópolis mais triste. Perdemos uma figura de família, responsável, grande caráter, profissional respeitado, que deixa um legado. 

E, sobretudo, além de mestre, um grande amigo.

Leia também

Morre desembargador aposentado Stanley da Silva Braga em Florianópolis

Radialista Hugo Silveira Lopes morre aos 87 anos

Empresário Max Gonçalves morre em Santa Catarina