A campanha do primeiro turno obrigou a dupla da Capital a voltar ao mercado. Com problemas financeiros, mas lembrando que o lado técnico precisa ser melhor avaliado, os representantes da Capital foram ao mercado do futebol.
Continua depois da publicidade
Das contratações
Quando se fala em trazer jogador, evidentemente que se pensa em agregar valor, o que nem sempre acontece. Ocorre que ninguém contrata para dar errado. Também não está escrito em lugar algum que toda a contratação dará certo e o atleta virá para ser titular. Pois é preciso diferenciar contratação de reforço.
Avaí
Neste momento, baseado no que aconteceu em 2019, quando priorizou o saneamento financeiro do clube em detrimento do futebol, o Avaí teve um grande prejuízo que foi cair para a Série B.
Este ano as coisas mudaram. Com as finanças organizadas e controladas, podendo respirar um pouco melhor, o Avai foi ao mercado. E foi bem: trouxe reforços que, como disse, alguns podem até não dar certo.
Exemplos
Continua depois da publicidade
Bruno Silva não emplacou mesmo tendo sua qualidade e experiência. Rildo passou mais tempo no DM do que em campo. Está voltando, quem sabe. Renatinho e Renato são muito chegados ao departamento médico, com o primeiro não confirmando o que dele se esperava em alguns jogos. Valdívia de altos e baixos, e Ralf campeão do mundo perdeu a posição de titular. Kelvin voltou e foi liberado.
Novos
O clube voltou ao mercado e trouxe Edilson que estreou muito bem, Alemão está de volta zagueiro titularissimo, Leandrinho está crescendo, Rodrigão referencia de área, Vinicius Leite atacante de lado, enfim, são reforços que podem ou não dar certo mas o torcedor conhece. O jogo de amanhã é decisivo para aproximação ainda mais do G-4.
> Triatleta Felipe Manente, que morreu em setembro, será homenageado no Fodaxman Extreme Triathlon
Figueirense
Um ano para esquecer ou mirar como exemplo do que não se deve fazer num clube de futebol. A segunda hipótese é considerada como o maior erro da historia do clube, que hoje está de volta as mãos de pessoas comprometidas e identificadas com o alvinegro.
Continua depois da publicidade
Situação
Por conta do erro de gestão já passado, o Figueirense está carregando um pesado fardo que o impede de trazer reforços para melhorar sua situação no campeonato. E então? Está contratando apenas o que chamamos de apostas. Jogadores jovens que seus clubes de origem abrem mão momentaneamente para que eles ganhem em experiência. É uma oportunidade de tentar dar um pouco mais de condição ao grupo.
O técnico
Jorginho foi o grande reforço do Figueirense, que errou até na contratação do anterior Elano que não deu certo mas que pode muito bem fazer sua carreira em outro clube.
O Figueirense na falta de melhor condição financeira está trazendo muita gente jovem. É preciso ter neste momento, e Jorginho sabe disso, um equilíbrio com mais experiência dando uma mescla bem dosada para quem sabe dar certo.

Contratações
Continua depois da publicidade
A última foi do zagueiro Guilherme Teixeira. Ontem anunciamos mais três nomes: Mikael e Thiaguinho e Renan Luiz. Juntam-se a outros garotos que já estão no Scarpelli. Podemos chamá-los de reforços? Claro que não. Poucas informações, nomes desconhecidos que buscam seus lugares no mercado do futebol e que podem dar certo no futuro. Ninguém começa famoso e sabendo tudo de bola.
A partir desta sexta-feira, com o primeiro jogo do técnico Jorginho, teremos uma idéia do que poderá ser o Figueirense na sequência do campeonato.
> Metropolitano vence o Inter de Lages e assume a liderança isolada da Série B do Catarinense
Grande jogo
A sexta-feira tem também o encontro de líder e vice-líder da Série B. A Chapecoense estará em São Luiz para tentar quebrar a sequência do Sampaio Correia, segundo colocado do campeonato.
Na verdade duas surpresas: nem se esperava a Chape com a campanha excelente que realiza, muito menos o Sampaio Correia se mostrando para o país e querendo um lugar no cenário nacional. Tradição e historia não lhe faltavam. Precisa de um bom time, o que agora tem.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O jogo será as 19h15 e tem tudo para ser de boa qualidade. Ou quem sabe até o jogo fique no meio de campo com muita marcação esperando pelo contra-ataque de ambos os lados. Bom, aí não tem jeito: 0 x 0.

Arbitragem
Num momento em que a arbitragem anda muito questionada e cada vez mais debatida por conta do WAR, Santa Catarina continua sendo lembrada pela CBF.
Dois amistosos da seleção brasileira de futebol feminina contra o Equador, no dia 27 deste mês e em primeiro de dezembro, teremos atuação catarinense. Dia 27 a arbitra será Charly Deretti com uma das assistentes a Neusa Inês Back. No jogo do dia primeiro de dezembro a arbitra será a Edina Alves Batista, tendo a Neusa Back como assistente e a Charly Deretti como quarta arbitra.
Copa do Brasil
Três jogos, nenhuma vitoria e o técnico Rogério Ceni começa a ser discutido no Flamengo. No jogo desta quarta a noite, diante do São Paulo, as imagens mostraram o treinador fazendo sinal para o árbitro terminar o jogo.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, Lisca eliminou o Internacional dirigindo o América Mineiro. No fim mandou recado a torcida colorada dizendo que gosta muito dela. Grêmio e Palmeiras chegam forte aà semi finais da Copa.

Memória
Que momento. Hoje senador Esperidião Amin, mas quando governador do Estado, aproveitou para uma visita ao seu ídolo para desejar que ele chegue aos 80 anos de vida. Chegou. Imagine que papo foi esse hein…