Os que gostam de futebol estão tentando superar o confinamento social agarrado á Televisão. Ela tem nos possibilitado relembrar jogos históricos de copas do Mundo, Copa America, Taça Libertadores entre outros eventos relevantes.
Continua depois da publicidade
Nisso a Globo e Sportv tem dado um show em suas reprises. Lá pela madrugada ou quase isso temos visto Olimpíada, mundial de vôlei, Roland Garros e nos deliciando com as conquistas de Gustavo Kuerten.
Entre um evento e outro nada que um bom filme como por exemplo: Resgate, No limite da Traição, Noite em Fuga… não possa superar os momentos de angustia que estamos vivendo.
Pelo Telefone

O momento também é de muito contato com amigos torcedores da dupla Avaí/Figueirense para uma troca de idéias sempre observando o confinamento, ou seja, papo apenas pelo telefone sem visita, sem sair de casa.
Nos contatos percebemos uma grande preocupação que não é exatamente a volta do futebol e sim como vai ficar o campeonato estadual. Do lado alvinegro o grande temor que a FCF venha proclamar o Avaí campeão por falta de datas para a conclusão do estadual. Os avaianos estão mais confortáveis já pensando no campeonato brasileiro.
Continua depois da publicidade
A verdade é que a solução do problema está cada vez mais distante. Não há indícios que a pandemia termine a médio prazo e a CBF considera prioritário o campeonato brasileiro deixando para as federações resolver seus estaduais. O Presidente da FCF Rubens Angelotti é contra qualquer canetaço para definir o estadual. Quer terminar a competição no campo.
Estamos realmente num grande impasse jamais visto.
Risco Grande
Algumas Federações estão querendo jogar pesado na segunda quinzena de maio abrindo inicialmente os treinamentos para os clubes. Não depende apenas dela. Decretos estaduais e municipais além das determinações do Ministério da Saúde podem impedir o desejo do futebol. Ainda e acima de tudo há o risco a correr pelos atletas e os que estão envolvidos diretamente com o futebol mesmo que todas as providencias sejam tomadas.
Enquanto isso
Os problemas financeiros aumentam, rescisões de contratos acontecem, desemprego, perda de salário com a paralisação. Não há perspectiva de retorno, ninguém arrisca ou não quer assumir a responsabilidade de um possível retorno.
Em Porto Alegre a dupla Grenal foi autorizada a treinos com restrições por decreto de distanciamento controlado. No fim de semana o governo ameaçou proibir mas acabou não intervindo.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis

Observamos uma boa melhorar no respeito ao uso de mascaras mas ainda há muita gente circulando nas ruas da cidade. O fim de semana de excelente temperatura e muito sol levou muita gente as avenidas para suas caminhadas além dos passeios de bicicleta.
Alguns campos abertos da cidade foram vistos jogos do pessoal dos bairros. O movimento das beira mar norte e continental continuam muito grandes. Isso não contribuem em nada para evitar a diminuição da proliferação do coronavírus.
A Guarda
É preciso registrar o incansável trabalho da guarda municipal da capital que sob o comando do comandante Ivan Couto tem sido incansável na fiscalização do cumprimento do decreto municipal que restringe a circulação de pessoas nas ruas.
Coletiva

As 16h desta segunda feira (11), o presidente em exercício do Avaí, Amaro Lucio da Silva e o médico Luiz Fernando Funchal darão entrevista coletiva no auditório do clube com transmissão pelo Facebook, quando apresentarão balanço da testagem do futebol do clube e os demais colaboradores. Nota do Avaí diz que a entrevista seguirá o protocolo de distanciamento estabelecido pelas autoridades da saúde.
Continua depois da publicidade