A quinta-feira amanheceu cinzenta, nuvens ameaçadoras e anunciando lágrimas vindas do alto. Lauro José Búrigo, 83 anos de idade, o técnico mais vencedor de Santa Catarina, estava nos deixando. Quatro filhos, natural de Cocal do Sul, Lauro era parte importante do futebol catarinense.

Continua depois da publicidade

O amigo

Conheci o Lauro em 1968, quando de dirigente virou técnico do Comerciário e sagrou-se campeão do Estado. E de lá para cá nasceu uma forte e duradoura amizade. Brigamos, discutimos muito, divergimos, trabalhamos no rádio, soubemos separar o profissional do amigo e a vida nos uniu de tal forma que era difícil a semana em que não nos falávamos.

A despedida

Sábado último, por volta de 18h, ele me ligou. O diálogo:

Continua depois da publicidade

– Estou te avisando que estou hospitalizado.

Voz firme, mas estranha. Sem as brincadeiras costumeiras. Perguntei qual era o problema.

– Coisas da idade. Estou internado. Segunda-feira já vou embora.

Insistiu três vezes que não era nada e que segunda sairia. Domingo à noite, na transmissão de Avaí e Goiás pela CBN Diário, registrei sua hospitalização, mas, com otimismo, disse que ele sairia segunda-feira. A ligação era uma despedida.

A situação

Quarta-feira à noite, antes do jogo Flamengo e Emelec, Laurinho (o filho) me avisa que o pai estava na UTI em estado grave e que suas irmãs já estavam no hospital para vê-lo. Postei a informação no grupo da NSC Comunicação para o conhecimento de todos. O bruxo não resistiu e na madrugada foi embora.

Problemas

Lauro Búrigo foi internado na sexta-feira para exames e na ocasião foi detectado um tumor de base no pulmão. Após um procedimento de broncoscopia, ele teve uma parada cárdiorrespiratória seguida de infarto.

Carreira

Comerciário, Metropol, America (três vezes), Londrina, Juventus de Rio do Sul, Figueirense (11 vezes), Inter de Lages, Palmeiras de Blumenau, Atlético Paranaense, Criciúma, Carlos Renaux, Marcílio Dias, Avaí, Hercílio Luz, Ferroviário, Brusque, Chapecoense eJoinville foram os clubes onde trabalhou.

Continua depois da publicidade

Resumo

Em 31 anos, Lauro Búrigo conquistou nove títulos estaduais, 12 vices, esteve 21 anos entre os quatro primeiros do campeonato catarinense, 18 anos entre os três primeiros colocados.

A história

Livro Lauro Búrigo
(Foto: Reprodução)

A história do técnico está registrada no livro “Lauro Búrigo, segredos do bruxo”, escrito por Paulo Brito. Perguntei:

– Com a venda do livro deu pra ficar rico?

– Eu? O Brito fez comigo a mesma coisa que fez contigo. Ganhou um monte e me deu 20 livros para eu presentear os amigos.

Burigó ou Xexéu, como o chamávamos, será sepultado na tarde desta quinta-feira em Florianópolis. Sua partida deixa a cidade e o futebol mais tristes.

Continua depois da publicidade

Vá com Deus.