Ainda não há manifestação da Federação Catarinense a respeito de data. O desejo da entidade é muito grande no reinicio do estadual. O Presidente Rubens Angelotti me disse, na manhã desta segunda-feira, que aguardava a entrevista coletiva do governador Carlos Moisés.

Continua depois da publicidade

Este não deixou muito claro o assunto, mas pelo que entendi acho que só mesmo em julho. Rubens Angelotti vai aguardar o Diário Oficial, pois também entendeu que a partir do dia 5 de julho será a volta ao futebol. Na coletiva do Governador do Estado ficou a dúvida se tudo vai recomeçar dia 5 ou 8 de julho e com ou sem torcida?

Entendi que 5 de julho pode ser a data para o reinicio do Campeonato, ou a partir daí, mas não se iludam, sem torcida claro. Acho muito difícil que em 2020 voltaremos a ter torcedor nos estádios de futebol pelo Brasil.

No final da coletiva, o governador do estado explicou que a data de 5 de julho é para uma nova avaliação e dependendo do comportamento e da evolução do mês de junho (coronavirus), um novo entendimento será feito, inclusive com as federações e municipios. O calendário estadual esportivo também será reavaliado a partir de 5 de julho. Até lá, vamos treinar e nos preparar.

A decisão oficial

Rubens Angelotti, assim que tiver em mãos a publicação do novo decreto do Governador do Estado, vai conversar com a Associação de Clubes para definir a data em que o estadual será reiniciado com a fase das quartas de finais.

Continua depois da publicidade

Futebol: Junho apenas os preparativos

Francisco Battistotti
Francisco Battistotti (Foto: Divulgação)

As notícias são alentadoras no primeiro dia do mês que assinala a metade de um ano muito difícil para a humanidade. Florianópolis atravessa quase 30 dias sem nenhum óbito provocado pelo Covid-19, graças a responsabilidade de cada um de nós. É um bom exemplo todos os municípios que estão com alguma dificuldade.

No futebol, a volta do presidente Francisco Battistotti ao Avaí é muito bem recebida e festejada pela torcida. Não que isso signifique um abandono do clube muito pelo contrário. Amaro Lucio o vice presidente enfrentou e muito bem um período difícil que exigiu muito da sua presença e capacidade para administrar a paralisação do futebol.

O Avaí com Battistotti ou Amaro não sofre solução de continuidade. O que é importante neste momento com a volta do presidente é a sua experiência da capacidade de negociação e a união dos clubes na condição de presidente, também da Associação de Clubes. Muito bom que esteja de volta. Tem muito a dar ao futebol ainda.

Criciúma

Começa esta semana a série de reuniões e aglutinamento de nomes históricos para a criação de um projeto que possa devolver a Criciúma o futebol que a cidade sempre possuiu, de qualidade com credibilidade. O ex-presidente, Moacir Fernandes, vai procurar Jaime Dal Farra para o início das conversações e conhecer a situação real do clube.

Continua depois da publicidade

Já pensando

Os clubes catarinenses já podem começar a trabalhar forte pensando na volta do futebol. A possibilidade de não terminar o estadual parece que já não existe. Vamos ao jogo, mas somente daqui há 30 dias. Menos mal. É tempo bom para que os times procurem o melhor condicionamento físico e técnico.