O jornalista e sociólogo Juca Kfouri foi uma das atrações do Estádio CBN Diário desta segunda feira (28) à noite. Profissional dos mais respeitados no jornalismo brasileiro, corintiano confesso, emitiu algumas opiniões fortes sobre o atual futebol brasileiro.

Continua depois da publicidade

Absurdo

O que ocorreu no domingo com Palmeiras e Flamengo é inadmissível. Apenas 10 minutos antes das quatro da tarde o Superior Tribunal do Trabalho autorizou a realização do jogo. Isso no chamado país do futebol, algo que, na verdade não somos mais. Juca especulou o que um olhar estrangeiro diria sobre o Brasil ao assistir ao joga-não joga de domingo:

– É o país da bola plana.

Grande momento

Juca acha que hoje o Flamengo ainda é o melhor time do futebol brasileiro. Domingo provou quando apresentou ao país os garotos que forma a base, de grande futuro, como o goleiro Hugo.

– Uma molecada de dar gosto.

Continua depois da publicidade

Também acha muito interessante o trabalho de Sampaoli no Atlético-MG.

– Nesse momento, se tiver de escolher um time para ser campeão, seria o Galo, mas não descarto que o Flamengo possa chegar.

Avaí x Figueirense: veja como acompanhar o primeiro clássico sem torcida em 96 anos

Oportunidade

O jornalista falou diretamente à torcida do Figueirense para lembrar que, desde o começo, foi cético em relação à parceria que prometia mudar o clube de patamar e torná-lo internacional. Juca disse que tudo o que deseja é que o futebol catarinense cresça.

– Mas não seria com Alex Bourjois – disse o colunista da Folha.

Juca revelou mesmo conhecer bastante a atuação do dirigente que logo em seguida deixou o Figueirense. Disse que a torcida ficou aborrecida com ele na época, mas no fim lhe deu razão. Tudo foi dito em forma de alerta.

Futebol catarinense

Juca revelou sua simpatia pelo Avaí, por causa do tenista Guga Kuerten, de quem gosta demais. Registrou apreço pela Chapecoense, por tudo que passou depois do acidente em Medellín

Continua depois da publicidade

Mudanças de fachada

Estabeleceu um paralelo entre a época de Ricardo Teixeira e o atual presidente da CBF, Rogério Caboclo.

O que mudou? 

Os atuais dirigentes são mais discretos, disse Juca.

O Rei

Juca Kfouri falou de sua amizade com o rei Pelé. Foi Juca quem teve “a desgraçada da ideia” de o indicar para Fernando Henrique, então presidente da República, para o Ministério dos Esportes. Juca disse que Pelé é muito orgulhoso e hoje não se deixa ver por ninguém andando em cadeira de rodas.

Seleções

A Fifa elegeu a Seleção Brasileira de 1970 a melhora da história. O jornalista entende, a exemplo do colunista, que a de 1958 foi superior.

– Uma seleção que tem Garrincha, Pelé e Didi, com Zito no meio de campo, tem que ser a melhor do mundo.

Continua depois da publicidade

Comparações

Boa contribuição de Janniter De Cordes no Estádio CBN: os argentinos, antes de entrar nesta discussão entre Maradona e Pelé, deveriam primeiro discutir entre eles sobre Maradona e Messi.

Revista

Outras considerações foram feitas dentro de um papo alegre e descontraído. Quando foi editor-chefe da revista Playboy. Juca disse que nunca viu um ensaio fotográfico, e nem era ele que selecionava as modelos. Mas aquela redação foi a melhor que dirigiu.

Gostou mais de ser editor e um dos lançadores da revista Placar.

Hoje, é blogueiro, com muitos seguidores, tem programa no YouTube, além de ser comentarista da CBN e colunista da Folha de São Paulo.