O dia 09 de março marca o aniversário da maior cidade do Estado, Joinville. Da cidade dos Príncipes tenho ótimas recordações no futebol. A lembrança de Caxias e América dos bons tempos do futebol catarinense até a fusão que criou o Joinville Esporte Clube, o crescimento, a visibilidade nacional e a conquista de muitos títulos.
Continua depois da publicidade
O América

Dos anos 50/60 me traz muitas recordações positivas. De jogadores como: Zabot, Euclides, Ibrhaim, Cocada, Vico, á uma geração mais recente com: Lico, Veneza, Romualdo, Milton, Raul Bosse, e os campeões de 1971: Paulo Cesar, Ladinho, Chico Samara, Jairzinho, Tonho entre outros além do grande Badeco, o América deixou sua marca no futebol catarinense.
O Caxias

Puccinni foi um dos grandes goleiros que vi jogar. Em 1954 o titulo estadual invicto pelo alvinegro Joinvilense. Ivo, Hoppe, Cunga Din, Pimentel, Cleuson, Didi, Juarez e Vieira, um time quase imbatível. Depois a geração de Norberto Hoppe um artilheiro nato que nos deixou recentemente.
O Jec

Nasceu em 30 de janeiro de 1976 e conquistou 12 títulos estaduais até hoje e um nacional, a serie B do campeonato brasileiro além de alguns torneios. Borrachinha, Joel, Piava, Fontan, Ratinho, Linha, Veiga foram alguns dos que começaram o time do Jec.
Depois a geração: Nardela, Jorge Luiz, Barbieri, Ze Carlos Paulista, Paulo Egidio, Geraldo Pereira, Alfinete e Wagner Bacharel. Este pessoal enfileirou oito títulos seguidos na década de 1980.
Continua depois da publicidade
Joinville das bicicletas, do time da Fundição Tupy, que revolucionou o futebol catarinense de Kurt Meyer, Mauro Bley, Gerd Baggentoss, Waldomiro Schultzler, Afonso Schultse, do presidente da FCF José Elias Giuliari, enfim de gente que fez o futebol da cidade, orgulho de Santa Catarina.
São Passados 169 anos e Joinville, além da sua poderosa industria, sua gente, belezas, a colonização, nos orgulha também como a sede principal do Bale Bolshoi no mundo inteiro. Parabéns.
