Uma frase comum que ouvimos bastante e reflete nosso trabalho no esporte: “Dá uma olhada em Santa Catarina. Sempre tem algo de bom por lá”. A referência é ao nosso celeiro de atletas de ponta. E nem precisamos lembrar de Guga Kuerten, Fernando Sherer, Ana Moser, entre outros para confirmar o nível de atletas que produzimos por aqui.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em tempos de Olimpíada é evidente que temos nossos representantes tentando aumentar o número de medalhas do Brasil. Entre o atleta catarinense e o que fez a carreira em nosso Estado temos 25 na delegação brasileira em diversas modalidades no Japão. Com chances de medalhar. Coloco três atletas de ponta, que certamente estarão no pódio: Duda Amorim, do handebol, de Blumenau; Natália Zílio, que fez história em Joaçaba no vôlei, além de Rosamaria Montibeller, de Nova Trento.

Muita chance na ginástica rítmica, com a Beatriz Linhares, de Florianópolis. Na equipe feminina de futebol, que certamente irá ao pódio, temos Júlia Bianchi, de Xanxerê.

Podemos surpreender no skate e o mundo verá três representantes de SC na delegação verde-amarela: Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Pedro Barros, todos de Florianópolis. Temos no atletismo vários atletas que podem surpreender, a partir de Darlan Romani, de Concórdia, no arremesso de peso.

Continua depois da publicidade

> Tóquio 2020: relembre as aberturas mais marcantes das Olimpíadas

A verdade é que contribuímos e bem com o Brasil nas mais diversas modalidades olímpicas e vamos ficar na torcida para que eles confirmem a expectativa. Dos catarinenses que estão no Japão, elenquei nove com chances de chegar nas respectivas modalidades. Podemos surpreender ainda no atletismo, onde estão vários catarinenses.

O Brasil se preparou para ficar entre os seis primeiros no quadro de medalhas. Os Jogos Olímpicos, cujo cerimonial ocorreu na sexta-feira e, diga-se, no melhor estilo de organização dos japoneses com muito brilho e o cumprimento do protocolo, além do desfile das delegações. Exemplar.

> Olimpíadas 2021: surf terá estreia nos jogos, entenda a modalidade

O Brasil 

Na Olimpíada do Rio de Janeiro conquistamos 19 medalhas: sete ouro, seis pratas e seis bronzes. O prognostico deste ano, em Tóquio, é de 20 medalhas e seis títulos. O Brasil é favorito a seis ouros: Gabriel Medina (surfe), Pâmela Rosa (skate), seleção masculina de vôlei, Beatriz Ferreira (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem) e Martine Grael/Kathena Kunze na vela.

> Confira fotos da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020

Depois dos jogos 

O que o torcedor brasileiro espera é não ver na mídia a tradicional falta de prestação de contas, investimentos não esclarecidos, denúncias de que alguém levou vantagem, negociatas além do interesse esportivo etc. Outra coisa que vejo com tristeza em Jogos dessa grandeza são atletas tendo que devolver medalhas, por terem ingerido alguma substância proibida pelo COI. Qual a glória do atleta colocar uma medalha no peito sabendo que ela foi conquistada à base de estimulante?

Continua depois da publicidade

> O que é o skate park, categoria que deve ter atletas de SC nas Olimpíadas 2020

A propósito

Em dimensão muito menor, mas com a importância regional devida, estão os Jogos Abertos de SC (Jasc) marcados para novembro em São José. Os preparativos estão acelerados graças ao bom entendimento do município sede com a Fesporte, agora sob a direção do ex-atleta de basquete Kelvin Soares, que abriu as portas da entidade para dialogar, objetivando o interesse e a importância dos Jasc.

O evento está programado para ocorrer entre 24 e 30 de novembro.

Na medida 

Euforia na Ressacada com o jogador Copete. O Avaí agregou valores ao elenco, cuja qualidade não resta a menor dúvida. Copete, colombiano da cidade de Cali, já está no roteiro dos que vieram pra fazer história. Acrescentou qualidade e ainda nem está fisicamente no ponto ideal.

É um jogador definidor. Ou marca ou habilita alguém para marcar. Se o Avaí já tinha Betão, Edilson, Alemão (contundido), Valdivia, Renato e Vinicius Leite, agora agregou um encaixe perfeito. Copete já está brilhando.

> Copete neles! Avaí faz vitória Importante em jogo complicado contra o Operário-PR

Giro Total 

Vai sair: Preparativos intensificados para mais uma prova ciclística “Subida ao Morro da Cruz”, em agosto. Diones Chinelatto está à frente da organização.

Continua depois da publicidade

Público: Voltou aos cuidados da mídia a discussão da volta do público ou não ao jogos coletivos. Recentemente publiquei que o presidente da FCF, Rubens Angelotti, me disse que há chance para que isso aconteça em setembro.

Tudo sobre as Olimpíadas de Tóquio 2020

Leia também

Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades

Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

Tóquio 2020: confira 5 curiosidades sobre as Olimpíadas