É do Joinville a primeira conquista oficial de 2021 em Santa Catarina. Há que diga que a Recopa vale pouco. Discordo. Qualquer título na prateleira do clube é significativo. Este mais do que importante traz o nome do presidente que comandou a recuperação da Chape após o acidente aviatório em Medelin em 2016, Paulo Magro, que teve antes o comando do clube nas mãos de Plínio David de Nês Filho.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Pode até não ter sido um grande jogo, o que é do futebol. O JEC inicia um novo momento e naturalmente vai precisar, como todos os outros times, de algum tempo para pensar em voos mais altos. Foi dado o primeiro passo.

E a Chape? Natural. Está reiniciando os trabalhos e entra no campeonato como favorita. Joga quinta-feira às 17h em Concórdia.

Não tem jeito

Diante do quadro atual da pandemia no Estado não há como pensar na volta da torcida ao futebol. A tentativa da FCF junto ao governo não prosperou. Os números não favorecem uma conversa com as autoridades a respeito do assunto.

Continua depois da publicidade

A prudência e o bom senso determinam a sequência dos jogos dentro do protocolo atual, com todos os testes antes dos jogos e os cuidados necessários.

Arbitragem

A Comissão de Arbitragem da FCF já realizou a pré-temporada nos dias 16 e 17 de feveriro. Além dos trabalhos práticos, que foram realizados diariamente, também foram proferidas palestras por autoridades da arbitragem e do futebol. Tudo de forma virtual.

Charly Deretti vai para a Libertadores da América em março, e Neusa Inês Back outra catarinense da arbitragem radicada em São Paulo e que Esteve no mundial de clubes está cotada para o mundial de 2022 no Catar.

> Recopa Catarinense: Joinville é campeão ao vencer a Chapecoense

Flamengo quase lá

É no momento o melhor futebol que temos no país. São Paulo esteve muito perto do título, o Internacional também, mas o rubro-negro mostrou capacidade, encostou e pulou na frente. Depende apenas dele para conquistar o Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

A rodada final marcada para quinta-feira, dia 25, às 21h30, terá dois jogos decisivos e com influência direta um no outro. Se o Flamengo vencer o São Paulo, será campeão. O Internacional terá de vencer o Corinthians e torcer para que o Flamengo não vença o São Paulo. Se empatar, a decisão será no saldo de gols.

Acho muito difícil o Flamengo perder esta grande oportunidade de conquistar o bi campeonato.

> Decisão do Campeonato Brasileiro ficou para quinta-feira

Série B forte

O Campeonato Brasileiro da Série B deste ano tem cara de Série A. Presenças de Cruzeiro, Goiás, Coritiba, Botafogo do Rio. Vasco da Gama, entre outros. Nossos representantes, Avaí e Brusque, terão que estar muito bem para tentar o acesso.

O Estadual

Estamos às vésperas do Campeonato Catarinense e já se pode ter uma idéia do que os clubes podem oferecer. Em campo, claro, haverá uma demora para o entrosamento no futebol. A julgar pela movimentação das diretorias na montagem dos seus times, vamos ter um campeonato de muitas caras novas. É preciso esperar pelo menos três rodadas para se ter uma idéia do que teremos este ano.

> Como será o Campeonato Catarinense 2021