Em 1976 Caxias e America resolveram parar com o futebol profissional em Joinville. Importantes homens do esporte da cidade projetaram uma fusão técnica reunindo as duas equipes mais importantes do norte do estado. Cada qual ficou com o seu patrimônio e resolveram definir em contrato assinado pelas partes interessadas que nasceria o Joinville Esporte Clube e que mandaria seus jogos no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho. Cores do uniforme, vermelho do América e Preto do Caxias, branco de ambos. Com o apoio do empresário João Hansen Neto da Cia. Hansen Industrial (Tubos e conexões Tigre) nascia o JEC que viria para recuperar o futebol de Joinville. Assim foi.

Continua depois da publicidade

:: Figueirense x Joinville: onde assistir, escalações e arbitragem para jogo do Catarinense 2020

A trajetória

Nada menos que 12 títulos foram conquistados com o primeiro já no ano de fundação em 1976. Em seguida perdeu 1977 e em seguida foram oito anos seguidos (octa campeão) numa faça inédita no futebol catarinense.

nardela
(Foto: Acervo Pessoal)

Craques

Continua depois da publicidade

O símbolo das Campanhas do JEC passou a ser o meia Nardela desde sua chegada. Jogador permaneceu na cidade onde reside e trabalha e representa toda uma historia vitoriosa.

Nomes importantes; Borrachinha, Adilson Fernandes, Jacenir,Palmito, Wagner Bacharel, Jorge Luiz, Barbieri, Maringá, Geraldo Pereira, Paulo Egidio, Ademir, Alfinete, Zé Carlos Paulista entre outros.

waldomiro
(Foto: Acervo Pessoal)

O maior vitorioso

O Presidente Waldomiro Schutzler ganhou todos os títulos que disputou. Deixou um legado de administração austera e competente. Projetou seu time em nível nacional e foi considerado o maior de todos os dirigentes do futebol de Joinville.

Parabéns Joinville, vamos recepcioná-lo nesta quarta-feira, em Florianópolis, onde joga com o Figueirense como digno representante catarinenses e grande campeão do nosso futebol.

Continua depois da publicidade