O futebol para os catarinenses neste fim de semana começa ainda na sexta-feira (3) com a Chapecoense tentando dar uma respota ao torcedor após as reclamações do mal futebol nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro. Sem menosprezo o adversário, mas precisando fazer valer sua condição de mando de campo, o Verdão do Oeste enfrenta o Londrina, que, aliás, tem a mesma pontuação, 11 pontos na tabela, e ocupa a nona colocação com a Chape em décimo.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

A campanha não é boa e o Verdão está longe daquele futebol que encantou o país em 2016. O Londrina também vem de muita irregularidade em sua campanha. O fato de jogar em casa é uma vantagem, mas isso apenas não basta. O problema parece ser o ataque, que não consegue fazer gol. Jogo ocorre na sexta, às 19 horas.

Figueirense

O Figueirense começa o sábado jogando às 11 horas em Erexim, contra o Ipiranga. Viagem ocorre na quinta com dúvidas na escalação do time. Confirmadas as voltas de Muriel, Serginho e Oberdan, que não atuaram no último jogo.

Chances do técnico Júnior Rocha colocar quatro no meio de campo existem, mas são relativas e contra as convicções do técnico alvinegro. Há também a possibilidade do centroavante Gustavo Henrique ter mais uma chance no comando do ataque, ainda que Gustavo Ramos tenha se saído melhor contra o Ferroviário, do Ceará. John Kley e Andrew devem compor o ataque com a dúvida no terceiro homem de frente.

Continua depois da publicidade

> O Figueirense chegou! Vitória sobre o Ferroviário-CE foi na força do grupo

Criciúma

Em Salvador, às 16h30min, tem Criciúma contra Bahia. Esse é um jogo em que o empate até pode ser bom. A partida será na Fonte Nova, até então usada como hospital de campanha contra a Covid.

O Bahia briga por título. É terceiro na tabela com 16 pontos, atrás um ponto do Vasco que tem 17 na vice liderança. O time catarinense não faz boa campanha e está em 15º com dez pontos ganhos. É pouco pelo número de jogos realizados. Há também alguma dificuldade de encaixe do time.

> Estádio CBN recebe personalidades do esporte e convidados nesta segunda-feira

Brusque

Ainda no sábado, às 19 horas, no Augusto Bauer, o Brusque precisa fazer valer sua condição de campeão estadual e vencer o Náutico. Agora sob o comando de Luan Carlos, venceu o Tombense e perdeu para o Vasco, resultados normais. 

O jogo contra o Náutico não pode ter erro. É para três pontos em casa e novo técnico já teve tempo para o encaixe da equipe dentro da sua forma de atuar. Precisa de mais marcação no meio e talvez use Balotelli no time. O campeão catarinense está em 12º lugar e o Náutico é o primeiro da zona de rebaixamento.

Continua depois da publicidade

Avaí

A presença do São Paulo na Ressacada, às 19 horas de sábado, certamente levará a lotação o espaço destinado ao torcedor visitante. Isso quer dizer perto de 2 mil torcedores estão garantidos pelo tricolor paulista. O Avaí está na obrigação de colocar no mínimo 8 mil no jogo e, então, chegaríamos a 10 mil ou mais. A partida merece.

Este é um jogo bom de assistir. Aberto. São Paulo vem para impor sua autoridade de um dos grandes do futebol brasileiro. O Avaí precisa voltar a vencer e tem condições para isso. A estratégia a ser usada é o que Barroca está tentando achar.

Avaí sofre virada para o Atlético-MG no Mineirão

Rogério Ceni, um dos bons técnicos da nova geração brasileira, gosta de atacar e de posse de bola. Marcar vai ser muito importante. A volta de Bruno Silva pode dar equilíbrio ao meio de campo do Avaí, enquanto a dúvida está no ataque: Muriqui ou Pottker.

O São Paulo, como gosta Rogerio Ceni, tem feito um rodizio na escalação do time, até porque tem opções para isso.

Continua depois da publicidade

Um fim de semana para que os nossos representantes marquem presença positiva dando uma certa satisfação às torcidas, com resultados que transmitam esperança para o futuro do futebol catarinense no Campeonato Brasileiro qualquer que seja a série.