Os Jogos Abertos de SC eram a essência do esporte no Estado. Criado por Arthur Schloesser, em Brusque, o evento pretendia unir o estado através do esporte o que acontece por muitos anos antes de virar uma competição financeira.

Continua depois da publicidade

O Jasc desabou a cada ano e não mostra mais o interesse que sempre provocou, mas deixou uma marca fantástica de um tenista que jamais será esquecido.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Gustavo Kuerten, o Guga, nasceu no evento e acompanhado de uma luta para garantir seu desenvolvimento.

Certa vez o radialista Nilson Costa, de Brusque, me ligou para dizer: “Neste ano vocês de Floripa não terão a mínima chance no tênis”. Falava dos Jasc e que Brusque seria representado por um garotinho quase imbatível. E Floripa tinha tenistas para ganhar a vontade.

Continua depois da publicidade

Quem era?

Guga Kuerten. Ele disputaria por Brusque, onde residia sua vó materna Olga Schloesser (morreu aos 94 anos). Assim foi. Aquele menino magrinho com uma raça incrível e uma técnica diferenciada deixou todos nós impressionados. Dali para frente a luta da mãe Alice Kuerten foi fundamental para a carreira do filho decolar. A perda do pai Aldo também foi uma das razões para que o filho redobrasse suas forças até para homenageá-lo ele que também foi um atleta e adorava o esporte.

História

O resto da historia todos conhecem. Guga alcançou o mundo ao lado do seu fiel escudeiro, técnico, amigo e um verdadeiro pai, Larry Passos.

Dizer que Guga esteve para o Brasil como Ayrton Senna nas manhãs de domingo é lembrar uma época verdadeira e emocionante. Guga parou o país várias vezes para todos pudesse assistir suas conquistas.

Número 1

O mundo viu Guga chegar ao top do ranking mundial. Sua história ultrapassa as fronteiras do país para a consagração definitiva em Roland Garros, onde foi considerado o rei do saibro.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (3), o manezinho mais ilustre e importante do mundo comemora 20 anos da conquista do Máster City de Lisboa, que o levou a ser o número um, ultrapassando André Agassi, Peter Sampras e tantos outros.

> Guga revela que teria encontro com Senna no dia da morte do piloto

O mais importante; Guga é o mesmo garoto que começou a jogar e se tornar conhecido nos Jogos Abertos de SC: simples, humildade acima de tudo e nunca esquecendo aqueles que foram importantes na sua historia.