Além da preocupação natural da proliferação do Covid-19, as raposas do futebol não perdem tempo. Parece que há em andamento nos bastidores um lobby para fortalecer os campeonatos regionais em detrimento do brasileiro. Não posso acreditar que seja verdade, mas em todo caso seria uma burrice sem tamanho. E aí ficamos a pensar que há interesse muito grande de alguns dirigentes para fortalecer os estaduais não sei como.

Continua depois da publicidade

Felizmente a CBF, hoje, é dirigida por gente competente e parece interessada no futebol brasileiro. Como a entidade depende muito dos presidentes de Federações tudo pode acontecer. Este lobby, para variar, está começando no nordeste brasileiro. Não tem como prosperar.

Nosso campeonato

Não há como negar que a fórmula de disputa do estadual de Santa Catarina deu certo. De um possível desinteresse inicial há um final de classificação emocionante até a paralisação para as quartas de finais. Nem todos os campeonatos foram bons. Há algumas formulas mirabolantes difíceis de entender na pratica.

Tentar terminar os estaduais com alterações das fórmulas em detrimento do campeonato brasileiro seria um suicídio e teria de passar pelos conselhos técnicos da CBF. Não vejo como. Penso que dependendo da data em que voltaremos a ter  futebol este ano, abreviar as competições seria uma das poucas alternativas.

Por exemplo, o nosso estadual, a partir de agora, realiza apenas um jogo nas quartas de finais no caso o segundo o da volta. E o campeonato brasileiro teria um turno único. Isso se acontecer, terá de passar pelo conselho técnico da CBF. Na verdade os dirigentes estão estudando como fazer mas a preocupação agora não é o futebol. Esperar é o melhor remédio

Continua depois da publicidade

Que beleza

A China está resolvendo o problema do coronavírus. A liga de futebol já está chamando os clubes e atletas para o reinicio do futebol certamente autorizada pelo governo. Que bela noticia num momento tão preocupante.

Enquanto isso aumenta a pressão e agora de atletas famosos pelo mundo inteiro para o cancelamento dos jogos olímpicos. Só os dirigentes do Japão resistem e não se sabe porque.

Vôlei masculino continua parado

A última reunião virtual realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), na tarde da última quinta-feira (19), com os clubes participantes da Superliga Banco do Brasil masculina de vôlei 2019/2020 e com a Comissão de Atletas, definiu que a competição segue paralisada.

Após votação, ficou estabelecido um novo encontro, novamente por videoconferência, dentro de um mês para uma segunda conversa a respeito. Sada Cruzeiro (MG) e Vôlei Renata (SP) apresentaram a proposta aprovada e a votação por este acordo foi de 10 a três. A APAN de Blumenau votou pela manutenção da paralisação e a realização da nova reunião

Continua depois da publicidade

Crise

A CBV, que conta com um comitê de crise composto por área técnica, médica e jurídica, entre outros, apresentou a proposta pela conclusão do campeonato, já que a preocupação da entidade com a saúde está acima de qualquer outra questão. A proposta não foi aceita pela maioria e a entidade recomendou que todos os clubes liberem seus atletas de treinamento e que os mesmos permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde.

Memória

memória
Ivair De Luca e José Maria Nunes. (Foto: Divulgação)

Dois comendadores considerados gigantes do esporte em Santa Catarina num encontro recente em Florianópolis.

A esquerda o professor Ivair De Luca, técnico de handebol, ex- diretor geral da Fundação Municipal de Esportes da capital com relevantes serviços prestados ao esporte. Ao seu lado, o grande José Maria Nunes, atleta, técnico, professor, escritor, figura humana incrível e também comendador do esporte. Relembrá-los é de justiça.