Os céus estão em festa, e o nosso coração também. Que a chegada do menino Jesus transborde o amor em cada vida.
Continua depois da publicidade
Foi um ano difícil e ainda nos resta pelo menos mais uma semana para ultrapassá-lo. Mas, neste momento, festejamos o nascimento de cristo.
E que seja de paz, amor e muita fé.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
> Campeonato Catarinense 2021: o que mudou
Continua depois da publicidade
Pedidos de Natal
Apesar de tudo, só temos que agradecer. Agradecer pelo dom da vida. E então aproveitamos para pedir, abusando da chegada da ilustre figura do Papai Noel.
O futebol catarinensetem muito o que desejar. Estamos parados. Não progredimos. Não é só por conta da pandemia, mas pela nossa própria fragilidade.
Ainda não conseguimos nosso lugar efetivo no cenário nacional. Usamos o elevador para subir e descer na elite do futebol brasileiro. Instabilidade total. Neste momento, não temos nenhum representante na série principal do nosso futebol.
É hora de pedir ao Papai Noel mais qualificação dos nossos times. Se isso acontecer, teremos melhor situação financeira, o empresário vai nos acreditar muito mais e poderemos nos fixar num patamar de importância nacionalmente.
Continua depois da publicidade
Pedir melhores gestões, mais responsabilidade, visão do futebol mais aberta e formação de melhores equipes.
Passaríamos um dia inteiro a pedir e Noel dificilmente teria condições de nos atender. Precisamos de muito no futebol catarinense.
> Debate Diário analisa o clássico e a fórmula de disputa do Catarinense 2021
Muito mais
É assim. Estamos onde deveríamos. Questão de momento. Isso não impede que possamos pedir ao Papai Noel mais atenção ao esporte em SC.
Não é só o futebol que precisa de ajuda. O esporte como um todo também. Afinal, nosso estado já foi um celeiro de revelações de atletas em todas as modalidades. Este ano passou e nada aconteceu. Podemos realmente dar desconto devido à pandemia que impediu a realização de eventos, mas não foi tudo. Vimos órgãos do esporte obscuros, com interesses além do esporte, dirigentes que caíram de paraquedas e sem identificação com administração.
Continua depois da publicidade
Um ano realmente para não comemorar, a não ser a vida. Celebremos a vida. O esforço que Blumenau faz para manter o vôlei. A luta e o interesse da Federação Catarinense de Basketball que consegue manter todos os seus campeonatos. O remo que incansavelmente está nas águas se superando, e o ciclismo que continua nos orgulhando. Nada mais do que isso e exatamente porque, em cada modalidade, temos baluartes que não cansam de se dedicar aos clubes.
> Roberto Alves: “2020, nada a comemorar”
Ao citar nomes certamente incorreríamos no esquecimento injusto de alguns deles. Isso Papai Noel faz muito bem. Não esquece de ninguém.
Mas o futebol não para. A bola continua rolando em pleno natal. Mas pergunto: há clima de natal? Sempre há, claro. Há que se comemorar o nascimento de Jesus. A tradição da época. A troca de presentes que hoje nem ocorre tanto pelas dificuldades financeira de todos nós. Mas há o espírito de natal, a reunião de famílias, a celebração, as canções próprias para o momento e, acima de tudo, a vida.
Tem clássico
Em meio a tudo isso, um clássico no dia seguinte ao natal. É no sábado (26) às 16h no Scarpelli o encontro de número 450 entre Figueirense e Avaí.
Continua depois da publicidade
O clássico por si só se explica com uma rivalidade quase centenária. Não há descanso. O trabalho continua. A pandemia impôs profundas alterações no calendário e o futebol continuou com adaptações, mas está em cumprimento do seu calendário.
> Clássico: a retomada dos anos 70
O jogo?
É aquilo de sempre. Sem favoritismo. No campo desaparece alguma vantagem que possa estar acontecendo, como a melhor posição do Avaí na tabela do campeonato ou o mando de campo do Figueirense. Nada, nenhuma vantagem.
Aqui também cabe um pedido a Noel. Que ele prepare bem os atletas para um grande jogo, em clima de paz, com alguma emoção e qualidade e que a paz reine durante o jogo, com o devido respeito que os profissionais devem a eles mesmos.
Precisamos dar exemplos ao país que estará de olho neste clássico. O último não foi nenhum exemplo de educação e não devemos repetir.
Continua depois da publicidade
> Matheus Neris faz golaço de bicicleta e Figueirense empata com o Guarani
As entrevistas
Claudinei de um lado, Jorginho do outro, jogaram forte para as torcidas. Jogo fechado. Nenhuma pista a não ser aquela tradicional mensagem à torcida: “o torcedor pode esperar que raça não vai faltar”.
> Claudinei Oliveira fala da volta de Bruno Silva e a preparação do Avaí
O futebol
Em meio à semana do natal, a Associação de Clubes de Futebol de SC reelegeu o Avaí para comandar a entidade por mais dois anos. Uma única chapa concorreu à eleição, que foi por unanimidade. A Chapecoense ficou com a vice-presidência. O Metropolitano, o Brusque e o Figueirense estão no Conselho Fiscal.
O Joinville definiu seu técnico para a temporada de 2021. Vinicius Eutrópio vai tentar reerguer a equipe do Norte do Estado.
Expectativa para mudanças no comando do Criciúma para 2021.
Final de semana com o Brusque e o Marcílio Dias em campo. Em Goiás, Marcílio joga contra o Goianésia pela Série D. Joga pelo empate.
Continua depois da publicidade
O Brusque volta a campo sábado (26), às 21h, em casa contra o Vila Nova. A necessidade é de vencer para manter viva a esperança de subir para a Série B.
> Bruno Silva é reintegrado ao elenco do Avaí e vira opção para o clássico
Tabela
Conforme determina o estatuto do torcedor, a FCF publica neste dia 24 em seu site, a tabela que completa o regulamento do Campeonato Estadual de 2021. Já sabemos que o clássico será na Ressacada, de comum acordo porque este ano foi no Scarpelli.
> Debate Diário analisa as opções de Claudinei e Jorginho para o clássico; OUÇA
Renda dividida, até porque a FCF acredita que a partir de março já devemos ter público nos estádios. Cada clube receberá o correspondente à presença de sua torcida no jogo.