O Debate Diário da CBN abriu seus microfones para dar ao ouvinte os esclarecimentos que se faziam necessários sobre a decisão da Prefeitura de Florianópolis em vetar a abertura dos estádios da capital para a retomada do futebol.
Continua depois da publicidade
O Prefeito Gean Loureiro e o presidente da Associação dos Clubes de futebol profissional de SC Francisco Battistotti puderam colocar suas opiniões e dar ao ouvinte a melhor ideia do que está acontecendo.
O Prefeito
Meu sentimento é de que tão cedo não teremos futebol na capital. Gean Loureiro mantém a mesma postura desde que começou a pandemia, ou seja, de decisões firmes que priorizam a vida do Florianopolitano. Está escorado por dados e estudos de uma equipe altamente especializada na doença que estamos enfrentando o coronavírus.
Sobre o protocolo que o Avaí entregou á prefeitura solicitando a abertura da Ressacada o prefeito constatou a ausência de alguns requisitos obrigatórios pelas autoridades da saúde.
O Avaí se comprometeu a protocolar uma reconsideração com as possíveis as ausências de comprometimento do documento entregue. Entre todas as considerações feitas o prefeito da capital enfatizou a responsabilidade que lhe cabe neste momento, citou que o problema não está apenas com Avaí e Figueirense, mas com o esporte da capital em geral.
Continua depois da publicidade
A seu favor ainda pesou o fato de que os testes realizados no Avaí acusaram problemas em 4 atletas mesmo com três controlados e um colocado em isolamento.
A academia do Avaí está autorizada a funcionar mas com muitas restrições. Cumpre as principais regras. Disse o prefeito que reconhece a dificuldade dos clubes e que suas decisões não atendem pressões de todos os lados que está sofrendo mas sim as recomendações das autoridades e em defesa da vida.
Concluí-se que mesmo com uma nova tentativa do Avaí de tentar reabria a ressacada isso dificilmente vai acontecer. Os dados e a situação no momento não permitem. O protocolo dos clubes não está adequado para o momento.
O Presidente
Diante de tudo que ouviu do Prefeito, o presidente Francisco Battistotti, da Associação de Clubes e licenciado do Avaí ratificou que o Avaí fará uma nova investida ainda nesta quinta-feira para mudar o quadro.
Continua depois da publicidade
Reclamou que os demais clubes do estado já estão treinando menos Avaí e Figueirense e isso acarretará grandes prejuízos físicos ao time. Está confirmado que o Figueirense colocou seu CT em Palhoça a disposição do Avaí. Battistotti disse que vai procurar o presidente Camilo Martins.
Uma outra alternativa seria treinar no Guarani estádio Renato Silveira. A impressão que nos causou ao final do debate é que esta nova tentativa do Avaí não vai prosperar e senti também que Battistotti também pensou da mesma forma.
Finalmente
Esqueçam o mês de junho como reinício do futebol. A queda da temperatura vai criar mais problemas nos próximos meses. Isso vai favorecer a pandemia razão pela qual será o momento de maior preocupação e cuidados super especiais. Podemos começar a pensar em agosto, daí pra frente.