A eliminação de Figueirense e de Avaí na Copa do Brasil quer dizer que o futebol da Capital catarinense anda em baixa no cenário nacional. O abalo emocional pode atingir os times nos próximos jogos valendo pelo Campeonato Catarinense. Há explicação para os resultados que vem acumulando o futebol de Florianópolis neste ano?
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Vamos tentar explicar registrando apenas que é uma opinião que o leitor e torcedor tem todo direito de discordar. Por ordem alfabética.
O Avaí está errando desde que assumiu a nova diretoria. Sem convicção acabou renovando o contrato do técnico Claudinei Oliveira. Demitiu o profissional identificado e comprometido com o clube e a cidade após alguns resultados negativos por pressão, inclusive da torcida.
Trouxe Eduardo Barroca recomendado não sei por quem e cujo trabalho frutificou apenas num determinado momento no Botafogo. Até agora não encaixou. Trouxe jogadores que também não justificaram sua vinda. Além disso, alguns que já estavam no grupo parecem ter esquecido de jogar futebol. Casos de Copete, Romulo, Alemão, entre outros.
Continua depois da publicidade
> Seleção Brasileira quase pronta para a Copa do Mundo
A situação financeira do clube deve estar também deixando a nova diretoria do Avaí sem dormir. Fiz uma entrevista para o Sala Vip deste domingo (13), dentro do Giro Total, da CBN Diário, com o vice-presidente executivo do clube, Bruno Comicholli, que deixou muita preocupação.
Nos bastidores tomei conhecimento que a situação financeira do Avaí é muito pior do que estamos sabendo. Uma auditoria está sendo feita e o resultado será publicado para que a torcida tenha conhecimento da real situação do Leão.
O ano começou muito mal para o time quando perdeu a Recopa em sua casa para o maior rival, o Figueirense. Depois, no Estadual, tomou uma goleada no Scarpelli e isso mexeu com o grupo. Para se classificar entre os oito, na última rodada, ganhou de um time misto do Hercílio Luz. Se perdesse seria rebaixado.
Onde está o problema? Dinheiro, limitação técnica ou o técnico? É uma somatória de todos os três grandes problemas de um clube de futebol no Brasil.
Continua depois da publicidade
> Avaí jogou errado o tempo inteiro, se perdeu em campo e deu adeus à Copa do Brasil
E o futuro? Decisões precisam ser tomadas e bem pensadas. Reforços precisam ser contratados já para o Campeonato Brasileiro para evitar um vexame. Tudo neste momento precisa ser colocado na mesa para uma ampla discussão. É preciso analisar profundamente se o técnico Eduardo Barroca é o profissional que pode levar o Avaí a dias melhores.
O abalo da eliminação na Copa do Brasil pode ter reflexos, sim, no jogo de domingo contra o Brusque. O problema saiu do campo para entrar na psicologia. É questão também emocional com os resultados e o futebol que não estão aparecendo.
O Avaí enfrenta domingo, às 18h30min, o melhor time do Estado no momento. Pode passar, mas o futebol que está jogando não dá esperança para a torcida. Como dizem que cada jogo é um jogo, quem sabe.
Figueirense: eliminação com aplausos
O Figueirense, num fato inédito no Estádio Orlando Scarpelli, foi eliminado nos pênaltis pelo Cuiabá e saiu aplaudido da Copa do Brasil. Como assim, aplaudido? Porque o torcedor viu crescimento no futebol do Alvinegro. Organizado em campo, ocupando espaços, mostrando esquema tático e jogadores bem individualmente.
Continua depois da publicidade
A recuperação alvinegra é vista desde o Estadual, quando começou muito mal e foi crescendo sem passar por drama para a sua classificação. O técnico Junior Rocha tem mostrado serviço. Percebe-se o seu trabalho na forma de jogar do time. Claro que há problemas. O Figueirense precisa de reforços do meio para frente. Dificuldades na conclusão da última bola, falta de qualidade pelas laterais e um meio que ainda depende de Oberdan, mas que dá mostras de crescimento no seu entrosamento.
Um centroavante e atacantes pelas laterais, um meia armador para se juntar aos que lá estão e um goleiro que já chegou (Wilson) – e que é ídolo no clube. Com os resultados de campo o Figueirense já subiu para 5 mil o número de associados, ainda considerado pequeno dado o tamanho do clube.
Por conta disso também a direção do clube já lançou seu projeto Crowdfunding, colocando a disposição dos torcedores a possibilidade se tornar também proprietário do cube na compra de ações.
Os investidores devem chegar, mas fundamentalmente o apelo da direção é dirigido fortemente a sua torcida. Sabemos também que o projeto decola se houver resultado em campo, o que está acontecendo. A eliminação da Copa do Brasil ocorreu com o time jogando bem e na decisão de pênaltis. Avançar contra o Hercílio Luz nas quartas de finais do Estadual é importante.
Continua depois da publicidade
A eliminação da Copa do Brasil é a mesma do Avaí, mas aconteceu de forma diferente. O Avaí saiu pelo Ceilândia e o Figueirense pelo Cuiabá, que é integrante da Série A nacional, adversários bem diferentes.
> Futebol SA: Figueirense lança fundo para receber investimentos
Quem pode surpreender no Catarinense?
No sábado teremos um jogo, às 19 horas, entre Marcílio Dias e Camboriú, esse último com a terceira melhor campanha no Catarinense até aqui. Montou time competitivo, técnico jovem com ideias novas e muita aspiração de futuro. Marcílio Dias é de uma tradição muito forte em Santa Catarina e pode surpreender o Camboriú.
A Chapecoense recebe o Concórdia, outro bom time bem dirigido pelo Itamar Schulle, jovem de 55 anos e ex-atleta. Conhece muito o futebol catarinense e tem nas mãos uma equipe forte e competitiva com a quarta melhor campanha até agora.
Por outro lado a Chape, por enquanto, está muito irregular na competição estadual. Foi eliminada na primeira rodada da Copa do Brasil, vive envolvida ainda com problemas jurídicos do acidente de 2016 e, no campo, tem um time muito distante daquele vitorioso que conhecemos.
Continua depois da publicidade
Finalmente, o Brusque que estará na Ressacada para reviver a final do Estadual de 1992, quando foi campeão contra o mesmo Avaí. É o time mais certo do campeonato, organizado, boa qualidade, técnico que faz valer seus conceitos e forma de ver o futebol, bom elenco. Enfim, líder do campeonato. É favorito no confronto contra o Avaí.