O futebol brasileiro continua em férias: a bola parou para os jogadores, mas não para os dirigentes. A hora permanece sendo de especulações. Lobby, transferências, contratações, dispensas, montagem de grupo, enfim, é o período da entressafra.

Continua depois da publicidade

Durante as festas de Natal e agora em direção ao ano novo, vi pouca movimentação dos clubes catarinenses. O Campeonato está batendo às nossas portas. Pouco mais de 20 dias para iniciar. Numa avaliação, agora teríamos poucas informações.

Vale dizer que o Avaí está me parecendo que saiu na frente.

Os reforços

Arnaldo, lateral direito, o zagueiro Airton, o volante Bruno Silva, o atacante Rildo, meio-campista Wesley e as voltas do atacante Rômulo e do lateral Cappa são as novidades.

Falta um meia de armação e um atacante de origem. Mescla-se isso à base forte que tem o clube. Para o estadual, penso que é quem está formando um bom time com a provável permanência de Pedro Castro.

Continua depois da publicidade

Saíram

Caio Paulista, João Paulo, Mosquera, que voltou a Colômbia e já acertou com o Rio Negro Áquilas Doradas daquele país, Richard Franco e mais os 18 de uma primeira lista anunciada pelo clube. Matheus Barbosa deverá ser emprestado. O Avaí estuda outras propostas para jogadores que precisam dar uma saída, como é o caso do Luan Pereira. A busca ao mercado continua.

Quem mais?

Dos clubes catarinenses já escrevi que o Marcílio Dias contratou bastante. Criciúma e Chapecoense, nada até agora. Pelo contrário: perderam alguns jogadores; ou dispensaram, na verdade. Virão com time onde a base será importante.

O Joinville trouxe alguns medalhões de volta e, como disse o presidente da FCF no Debate Diário, o Brusque já está querendo a quinta posição dos chamados grandes do nosso futebol. Estaria passando o Joinville.

Fim de Ano

Este período entre o Natal e o primeiro dia do ano será decisivo para os clubes fecharem os últimos contratos com jogadores.

Continua depois da publicidade

Dia 02 começa a pré-temporada para alguns. É a fase em que todos os testes físicos precisam ser feitos. Cada qual em seu centro de treinamento; ou perto como é o caso do Avaí, que estará a partir do dia 4 em Águas Mornas, na Grande Florianópolis.