Mantive contato com alguns dirigentes do futebol brasileiro neste sábado (4) pela manhã e cheguei a conclusão que a retomada do futebol pode acontecer na segunda quinzena de julho.
Continua depois da publicidade
As opiniões se baseiam conferências por vídeo, ligações diretas a dirigentes da CBF, troca de opiniões entre técnicos e dirigentes de clubes que estão permanentemente em contato para as providências de momento.
Todos trabalham com as seguintes possibilidades:
1) As autoridades de Saúde do país trabalham cientificamente com as informações oficiais de que o pico maior do coronavírus se dará no fim do mês de abril.
2) Maio seria o mês disseminação do vírus com alguma lentidão.
Continua depois da publicidade
3) O problema poderá estar resolvido no inicio da segunda quinzena de junho.
4) A volta ao trabalho se daria até a primeira quinzena de julho para um pré temporada de no máximo 15 dias.
5) O Futebol, segundo previsão que a CBF não confirma, seria em fins de julho e principio de agosto.
Como seria
Se a previsão se aproximar ao que os dirigentes imaginam no momento, a CBF entrará com sua decisão sobre o Campeonato Brasileiro deixando as federações para resolver seus estaduais.
Durante todo este período a CBF se propõe a resolver ou ajudar algumas questões financeiras com os clubes e federações, além de trabalhar o calendário.
Não sei como ficaria a situação financeira dos clubes até agosto, mas é melhor do que não reiniciar mais o futebol este ano.
Continua depois da publicidade
Como previsão é previsão, temos que esperar.