O futebol catarinense já teve campeonatos difíceis de entender. Havia no passado um matemático de Joinville chamado Waldomiro Falcão que era o autor de fórmulas mágicas para o Estadual. Cruzamento para lá e para cá, classificações absurdas, quadrangulares, enfim, chagava-se ao final e discutia-se como haviam aprovado aquele campeonato.

Continua depois da publicidade

Vantagem?

O Avaí, certa vez, ganhou o primeiro e segundo turno do campeonato e teve que disputar um quadrangular. Ficou em 4º lugar, perdendo um Estadual em que os times que chegaram em segundo, terceiro e quarto tinham mais vantagens que o 1º colocado.

E hoje?

Os tempos mudaram, e o que parecia ser uma fórmula estranha neste ano acabou sendo uma competição de fortes emoções na reta final. Esta fase de classificação foi muito interessante tanto para se conhecer os quatro primeiros quanto para os times que lutam  contra o rebaixamento. E agora vem o mata-mata, que é outro campeonato dentro do mesmo Estadual. Fórmula simples, sem casuísmos, e de fácil entendimento pelo torcedor.

TOQUE DO BOB

> Na passagem pelo programa Debate Diário, da rádio CBN/Diário, o técnico Rodrigo Santana, do Avaí, transmitiu que pode pedir a contratação de mais um jogador.

> Foi o suficiente para as especulações começarem. A torcida ficou entre um zagueiro veloz ou um volante de ofício. Nomes? Nem pensar.

Continua depois da publicidade

> No próximo domingo, dia 22, ocorrerá mais uma prova ciclística “Subida ao Morro da Cruz”, em Florianópolis. Faz parte do aniversário da Capital. Estão sendo esperados mais de 300 ciclistas.

> Nosso amigo, Galvão Bueno confirmou que vai à Copa do Mundo, mas não será como narrador. Ainda não sabe o que vai fazer. Especula-se quem será o substituto.

> A propósito, a Fifa já está distribuindo boletins preliminares contendo orientações para 2022, especialmente no que se refere ao credenciamento.

> O Campeonato Estadual de Remo começa no dia 18 e será disputado em quatro etapas: três em Florianópolis e uma em Blumenau. É o campeonato mais antigo do Brasil. Começou em 1918, com regatas amistosas, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

> O presidente da FCF, Rubens Angelotti, que nasceu em Curitiba, mas fez a vida em Criciúma, já transferiu a residência para Balneário Camboriú para facilitar o trabalho na sede da federação. Até o veículo já foi emplacado em Balneário.