Prefeito Gean Loureiro
Prefeito Gean Loureiro. (Foto: CBN Diário / Divulgação)

Sensível a forte pressão existente de todos os segmentos e também do futebol, o Governo do Estado assinou decreto 272 nessa segunda feira (11), autorizando as atividades para treino do desporto profissional e amador no território catarinense. Em princípio parece bom e até acho que é um primeiro passo para a retomada do futebol. Aliás debatemos o assunto na segunda-feira, a noite, na CBN Diário quando o decreto foi publicado.

Continua depois da publicidade

Há questionamentos:

1 – Já na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Gean Loureiro em entrevista a CBN Diário não confirmou o decreto estadual, ou seja, está estudando se acompanhará a decisão estadual no município de Florianópolis.

2 – São tantos os requisitos (24) a serem observados pelos atletas e os que estarão envolvidos nos treinos que não são todos os clubes que estão equipados e preparados para cumpri-los.

3 – Gean Loureiro disse na entrevista que reuniu-se na última quinta-feira com os clubes e recebeu o protocolo médico sugerido pelo médico do Avaí Luis Fernando Funchal e sua equipe médica está estudando a viabilidade ou não de colocá-lo em pratica neste momento.

Continua depois da publicidade

4 – Diz o decreto que cada atleta terá uma bola e a qualquer sintoma o clube precisa estar preparado para amparar o atleta com todos equipamentos necessários. Enfim, o Governo deu uma maquiagem no problema em função da forte pressão e a situação agonizante que vivem os clubes. Com tanta exigência no decreto os atletas (alguns) não estão certos ou confortáveis para o cumprimento das exigências.

5 – Penso que num primeiro momento a decisão estadual que não é definitiva pois os municípios podem ou não acata-lo é um primeiro passo para que voltamos a ter futebol ainda a médio e longo prazo. Mas a situação continua indefinida ainda que o diálogo tenha sido aberto.

Dia D

Com a reunião dos presidentes de clube na Casa da Agronômica pela manhã e com o prefeito da capital analisando a situação, já não sei se o decreto estadual será aplicado em Florianópolis. Joinville também está autorizando o Jec voltar aos treinamentos, mas é a mesma coisa, são tantas exigências que é difícil cumpri-las.

Certo ou errado

Para nós que mexemos com o futebol queremos voltar as atividades plena com jogos, campeonato concluído, brasileirão e tudo. Sabemos que não é tão fácil e estamos tratando neste momento de uma doença que nem conhecemos.

Continua depois da publicidade

A economia está sofrendo e quase agonizando o desemprego, esta triste situação que estamos vivendo, mas não podemos deixar de lembrar que a prioridade é a vida… E disso não devemos abrir mão.

Trabalho sério

Avai
(Foto: Avaí / Divulgação)

O Avaí parece ter largado na frente quando se fala nos cuidados com seus funcionários e atletas. As providencias tomadas na Ressacada desde o início e depois o crescimento do coronavírus o clube se preocupou e tomou decisões importantes.

Na segunda-feira foi feita a testagem de todos os atletas e funcionários através de uma equipe médica que passou o dia na Ressacada.