Este é clássico o de número 450. Pessoalmente já vivi muitos deles. Alguns bons, outros nem tanto, mas sempre todos importantes. Quase centenário, o clássico volta a ser realizado e desta vez numa data estranha. Futebol com clima de Natal e virada de ano ainda não tinha visto. De qualquer sorte, tem a mesma rivalidade. E melhor ainda, vale muito para os dois na tabela de classificação da Série B.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Campeonato Catarinense 2021: o que mudou

Situações opostas. Um joga para se aproximar da zona de acesso e o outro para sair da região perigosa do rebaixamento. Por causa disso, espera-se um jogo bem jogado, já que o empate não interessa para nenhum dos dois.

Incertezas

Costumamos dizer que o clássico tem algumas etapas diferentes. Antes, durante e depois. Verdade. Em se tratando de clássico, sempre se encontra uma razão a mais mas valorizar o jogo.

Continua depois da publicidade

Desta vez a notícia da reintegração de Raf e Bruno Silva, especialmente e justamente na semana do clássico, causou certo reboliço.

Não há nenhuma informação que diga que eles vão começar o jogo, mas as especulações e as redes sociais estão agitadas com os torcedores fazendo verdadeiras teses sobre o motivo da reintegração deles.

No Figueirense a dúvida é a volta do zagueiro Guilherme Thiago, espectativa no setor de meio de campo e até no ataque, onde alguma alteração pode ocorrer.

Os dois técnicos falaram com a imprensa para cumprir tabela. Discurso dirigido às torcidas, já que não disseram nada.

É esperar o jogo neste sábado às 16h com arbitragem de São Paulo e a lamentar a ausência da torcida por questões bem conhecidas.

Continua depois da publicidade

Decisão

O Brusque recebe o Vila Nova neste sábado às 21h precisando da vitória. Empatou seus dois jogos anteriores, um em casa e outro fora, e um novo tropeço pode lhe custar caro.

A Série C este ano classifica dois times direto para Série B. Ou seja, os dois que tiverem o maior número de pontos no quadrangular.

Fifa

O ano é dele. Rodrigo D’Alonso Ferreira, um paulista que escolheu Santa Catarina viver e está fazendo seu melhor ano na arbitragem desde que aqui chegou. Tão bom que foi escolhido Árbitro Assistente de Video Fifa para o VAR. 

É um passo bem dado para se tornar Fifa em campo também. Já tinha sido escolhido pela imprensa catarinense o melhor árbitro em 2020 no Estadual.

Continua depois da publicidade

Clássico em março

O Estadual que começa dia 24 de fevereiro teve sua tabela apresentada pela FCF. O clássico será jogado na Ressacada dia 7 de março (terceira rodada), com renda dividida. A FCF trabalha com a possibilidade da volta da torcida aos estádios quem sabe em março. Intenso trabalho será feito a partir de janeiro sobre o estudo de prevenção contra pandemia que o futebol apresentou este ano.

Primeira Rodada

Dia 24 de fevereiro de 2021, uma quarta feira, tem JEC e Próspera na Arena de Joinville. Marcilio Dias recebe o Brusque em Itajaí. O Criciúma joga em casa contra o Metrô, outro que está retornando à Série A. O Figueirense vai a Tubarão enfrentar o Hercílio Luz, outro dos três classificados na Série B para retornar ao campeonato principal. Concórdia e Chape jogam em Concórdia, e a rodada fecha com Avaí e Juventus na Ressacada.

Classificam os oito primeiros colocados que jogaram em turno único. O nono e o décimo não se classificam, mas permanecem para 2022, enquanto os dois últimos caem para a Série B.

A novidade este ano é que não haverá decisão por pênaltis. Em qualquer igualdade, a vantagem de classificação será do clube mandante.

Continua depois da publicidade

A historia de um craque

Valério Mattos, grande craque catarinense
Valério Mattos, grande craque catarinense (Foto: Arquivo Pessoal)

Escrito por Murilo Capella, o livro que conta a vida de Valério Mattos – considerado um dos melhores jogadores de Santa Catarina – será lançado no dia 18 de março no Paula Ramos, clube pelo qual foi capitão e campeão estadual em 1959.

O trabalho já foi enviado para a editora que trata do seu lançamento.

Valério também atuou pelo Figueirense e jogou um amistoso com a camisa do Avaí diante do Bangu do Rio de Janeiro.