Depois de uma tenebrosa administração que quase fecha as portas do clube, o Figueirense voltou às mãos de pessoas identificadas com a sua história e a cidade. Até aí nada de novo. O que precisamos registrar é o esforço da nova gestão em dar ao alvinegro tudo que ele sempre teve no futebol catarinense. Só para lembrar: 

Continua depois da publicidade

Até o último estadual vencido pelo rival, o Figueirense era o clube mais vezes campeão do Estado. A disputa continua sendo boa.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A série B não é um mal campeonato. Hoje, o Figueirense disputa a terceira divisão fora do seu devido lugar.

A gestão atual busca reorganizar as finanças do clube e está de forma competente e séria conseguindo com ações fortes e claras.

Continua depois da publicidade

Por tudo isso, estamos vendo o Figueirense contratar jogadores e dando a sua torcida uma equipe mais competente e que possa trazer de volta o velho centenário e bom alvinegro.

Então é hora do time em campo acompanhar o trabalho da diretoria.

Nem vou anotar os nomes que foram contratados. São muitos e uma equipe nova se formou no estádio Orlando Scarpelli. Agora é com a comissão técnica. Com todas as dificuldades financeiras, o Figueirense agiu.

> Ginasta de Florianópolis conquista medalha no pan-americano e carimba vaga para Tóquio

O futebol

Jorginho foi o escolhido para trazer o time de volta ao cenário nacional. Seu trabalho já avaliado com tempo encara algumas dificuldades como lesões, desgaste físico, adaptação de esquema e qualidade.

Não vamos dizer que é um excelente trabalho, mas é o que se pode fazer neste momento. Mudar de nada adiantaria. Poderia ser um novo investimento em outro profissional que mudaria todo um trabalho feito até agora.

Continua depois da publicidade

Jorginho é um profissional competente e ninguém mais do que ele deseja trazer o Figueirense de volta aos bons tempos. Faz o que é possível dentro do que lhe deram.

> Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

Conclusão

Diante de tudo o que está acontecendo é possível ter sucesso? Claro que sim. O caminho parece mais aberto e livre para chegar. O time ganha em entrosamento, melhor rendimento pelo meio com velocidade no ataque.

O velho problema de sempre e de quase todos os times também existe no alvinegro da capital. A conclusão no ataque.

Perde-se muitos lances claros de chance de gol. Como alento, o fato de que o time está criando e já se percebe um bom trabalho de bola.

Continua depois da publicidade

Sábado 

Poderemos constatar as melhoras neste jogo de sábado contra o Botafogo de Ribeirão Preto, que acaba de tirar a invencibilidade do Criciúma.

Jogo preocupante, mas que pode servir de um teste para sabermos se houve crescimento definitivo ou foi uma melhora passageira?

Jorginho tem agora e parece que definitivo um grupo de jogadores que podem formar um bom time. Adaptações em poucas posições é o que está faltando. Já esteve mais longe.

Já passou da hora de reclamar. O momento é de começar a arrancada em direção à classificação e depois ao acesso.

Continua depois da publicidade

> Olimpíadas 2021: surf terá estreia nos jogos, entenda a modalidade

Avaí: o trabalho do treinador é bom

Está em andamento nas redes sociais uma orquestração em cima do técnico Claudinei Oliveira.

O desejo do torcedor geralmente é sábio, mas na maioria das vezes muito apaixonado por conta dos resultados. Não se pode julgar o trabalho do técnico apenas pelos resultados, embora este seja o produto final.

> Roberto Alves: O desempenho de Santa Catarina nas séries B, C e D do Brasileiro

Claudinei tem história dentro do Avaí. Não sou seu advogado, muito pelo contrário, tenho sido crítico ao seu trabalho embora deva conhecer pontos positivos.

Ele foi campeão estadual, já comandou acessos do clube e tem sua forma de trabalhar.

Convicções? Elas existem em cada profissional. E quem não as tem trabalha baseado na opinião alheia ao sabor do vento.

Continua depois da publicidade

Soma-se a isso tudo o fato de sua identificação com o Avaí e a própria cidade.

Discordo de algumas posições do Claudinei, mas não posso deixar de reconhecer o seu trabalho que, bem ou mal, está no caminho para o acesso.

Leia também

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay