O ano era 1921. Florianópolis vivia a coqueluche do remo. Estava na moda. Futebol? Não era páreo para disputar com o remo em popularidade. Trabalhista, Florianópolis e Palmeiras já existiam como times de futebol na cidade. Três jovens entusiastas se encarregaram de dar a cidade uma equipe a mais, pois já estavam nascendo o internato e externado do Colégio Catarinense. João Siridakis, Jorge Albino Ramos e Domingos Veloso lançaram a ideia. Uma reunião da residência de Ulisses Tolentino, numa localidade chamada Figueira, em 12 de junho nascia o Figueirense Futebol Clube.
Continua depois da publicidade
Ouça a homenagem de Roberto Alves ao Figueirense no CBN Diário Esportes:
Começa aqui uma história vitoriosa que chega aos 99 anos cheia de conquistas. Os primeiros jogos foram disputados em gramados particulares, pois somente em 1924 foi fundada a Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, que viria a ser anos depois a Federação Catarinense de Futebol (FCF). João dos Passos Xavier foi o primeiro presidente. Nomes históricos comandaram o clube que a cada ano aumentava o número de torcedores e simpatizantes do Alvinegro da ilha. Passou a treinar e jogar no Estádio Adolfo Konder, como todos os times da Capital.
O estádio
Em 1960 o Figueirense inaugurou oficialmente o estádio próprio, dando a ele o nome do empresário Orlando Scarpelli, que havia intermediado a compra do terreno que pertencia a senhora Alice Vaz, por 100 contos de réis, em 1945. O primeiro batalhador para a compra da casa própria foi Thomaz Chavez Cabral, que presidiu o clube por 13 anos. Circulam entre os historiadores informações de que Scarpelli doou o terreno pela desvalorização que a área tinha sofrido na época. Consta que o clube tinha outro nome para colocar no estádio, mas a insistência da imprensa com o nome de Scarpelli acabou ficando.
Continua depois da publicidade
O primeiro
Foi o Figueirense o vencedor do primeiro clássico organizado contra o Avaí, em 1924. Perdia por 3 a 0 e virou para 4 a 3. Há controvérsia, pois algumas anotações da época dizem que foi 1 a 0 para o Figueirense com gol de Kowalski. Foi também o primeiro campeão oficial do Torneio Início da cidade naquele ano. Foi também o Alvinegro o primeiro representante de SC no Campeonato Brasileiro, em 1973.
Toque do Bob:
> O Figueirense que venceu o Torneio Início, em 1924, mas não disputou o Campeonato da Cidade.
> Qual teria sido a maior conquista do Figueirense em nível nacional? O vice da Copa do Brasil, título perdido para o Fluminense, no Scarpelli, em 2007.
> Considerado o maior jogador da história do futebol catarinense, com passagens por Botafogo, Bangu e São Paulo, Teixeirinha, que ninguém sabia quem era na época, pediu alto para assinar com o Figueirense. Foi para Blumenau, onde ficou famoso.
Continua depois da publicidade
> Sempre me pedem para escalar a seleção dos 99 anos. Quase impossível. São gerações diferentes. Tentarei fazer a minha, mas não reclamem: Dolly ou Da Costa; Romeu, Chinês, Moenda e Laudares; Sérgio Lopes, Júlio Camargo e Bráulio; Luiz Everton, Tião Marino e Moacir. Ficou muita gente boa de fora.
> Neste fim de semana o Figueirense festejará os 99 anos de existência. Mesmo em tempos de pandemia, a torcida vai para o tradicional carreteiro nas imediações do estádio. É preciso comemorar. Este é o Figueirense quase centenário. Orgulha-te, Nação Alvinegra!