Algumas constatações neste jogo Figueirense e Chapecoense mostram que é possível mudar o quadro do alvinegro no campeonato. O empate sem gols reflete o mau jogo realizado principalmente no primeiro tempo. Futebol, se existiu, foi um pouco no segundo tempo.
Continua depois da publicidade
O desenho tático da partida mostrou novamente uma Chapecoense que não muda a forma de jogar. Defesa sólida, contra-ataque e, quando tem um pouco de coragem, assume o jogo. Quando é atacada, mata o jogo com faltas no meio de campo ou pelos lados. No segundo tempo, dominou, permitindo ao Figueirense apenas duas chances já bem no final da partida.
> Figueirense e Chapecoense ficam no 0 a 0 pela Série B
A Chapecoense foi superior no segundo tempo especialmente quando o técnico começou a tirar marcadores e colocar jogadores do meio para o ataque.
Um pouco mais de ousadia teria vencido o jogo.
Continua depois da publicidade
O melhor
Temos dito que a Chape é nossa melhor representante no campeonato e os números confirmam isso. Duas observações dentro de uma pergunta: está nesta posição por causa do esquema defensivo ou falta-lhe coragem para propor o jogo e apresentar um futebol bem melhor?
A Chape mostrou no Scarpelli ser adepta do futebol competência, sem se preocupar em jogar bonito e com qualidade. Joga para somar pontos. Esbarrou no esquema de uma equipe que também joga no contra-ataque. O surpreendente foi ouvir Aylon dizer que o Figueirense estava muito fechado jogando lá atrás.
Superioridade
Com muitos problemas, o Figueirense se mostrou mais organizado e tive a impressão de que Guilherme pode ser melhor aproveitado pela dinâmica que dá ao meio de campo. Marquinhos pode continuar na lateral esquerda e Elyéser deu seu recado no meio. Gabriel Barbosa precisa de uma chance para que o Figueirense tenha referencia de área no ataque.
O que não dá para aceitar é o baixinho Keké de centroavante brigando com zagueiros de quase dois metros de altura e sem ninguém para ajudá-lo.
Continua depois da publicidade
O Figueirense foi superação diante de tantas dificuldades e somou ponto que deve ser considerado.
>Avaí tem três novidades para o jogo contra o Vitória pela Série B
Conclusão
O torcedor precisa dar mérito à superação mostrada pelo Figueirense diante de tantos problemas. O ponto conquistado deve ser bem recebido. Os que achavam que o alvinegro seria engolido pela poderosa Chape precisam rever seus conceitos.
Dá para concordar que o jogo no primeiro tempo foi pobre tecnicamente melhorando bastante na etapa final.
Com Elano revendo alguns conceitos, principalmente na escalação, o Figueirense pode melhorar. A insistência com Everton Santos, Keké, Gabriel Lima, entre outros.
Preciso elogiar um jogador que tenho criticado muito e que nos últimos jogos tem se superado, Patrick. Um dos melhores em campo na minha visão.
Continua depois da publicidade
Coletiva
O tecnico Elano anunciou a contratação do centroavante Alecssandro, jogador de referencia de área. Um artilheiro nato. Isso quer dizer que Gabriel Barbosa não está nos planos do treinador alvinegro.
Mikolta, meia colombiano, também está chegando.