Finalmente a bola volta a rolar na noite desta quarta-feira (29) no Estádio Orlando Scarpelli. É a retomada do Campeonato Catarinense em sua fase de quartas de final com o jogo da volta. O Figueirense tem uma boa situação, que não podemos chamar de confortável. O empate classifica para as semifinais em razão da vitória no primeiro jogo em Jaraguá por 2 a 1.

Continua depois da publicidade

O placar simples de 1 a 0 para o Juventus leva a decisão para pênaltis. O que se pode dizer é que o Figueirense tem boa vantagem: o empate, o fato de jogar em seu campo, e até a derrota por um gol de diferença ainda levaria para os pênaltis.

Como fazer?

Marcio Coelho sabe que precisa jogar bem e respeitar o adversário. O Figueirense não precisar criar nada de novo. Basta jogar o seu futebol natural com a cautela que qualquer jogo merece mas não abdicar de propor o jogo pela sua condição superior a do adversário.

Roni, na quarta zaga em principio, é a única novidade no alvinegro até porque Pereira tomou o terceiro cartão amarelo. Roni recupera a posição que era sua. A dúvida continua sendo Marquinho, que não jogou o primeiro jogo e que pode aparecer no time nesta noite de quarta-feira, o que não acredito. Sua presença, penso que deve acontecer ao longo do jogo e não no início.

Juventus

O adversário vai precisa sair para o jogo e o técnico Jorginho já disse que não fará loucura mas vai jogar o que é uma característica do seu time. Organizado, com calma e buscando o momento certo de fazer o gol, será a proposta do time de Jaraguá do Sul. Não há nada definido apenas a teoria do futebol que nos autoriza dizer que o Figueirense é superior neste momento ao adversário. Tem jogo.

Continua depois da publicidade

> A volta do Campeonato Catarinense e os bastidores políticos da decisão

A novidade é que o técnico Jorginho pode sair com dois jogadores que no primeiro jogo atuaram apenas no segundo tempo: Fabinho e Gustavo Poffo, que aliás com suas entradas o Juventus cresceu muito.

Todas as providências

Figueirense e Juventus atenderam as exigências da portaria do governo do estado e realizaram principalmente os testes do PCR . No mais é observar a distância antes no intervalo e depois do jogo. Sem abraços, sem comemorações, observando as distâncias necessárias. Claro que durante o jogo o choque será inevitável. O jogo classificará o primeiro semifinalista para a decisão do estadual. O adversário sairá do jogo Brusque e Joinville na quinta-feira.

> A nova e surpreendente liberação do futebol mostra governo perdido nas decisões sobre o combate à Covid-19

A rodada

Três jogos na quinta-feira em horários especiais que atendem a transmissão pela internet. Isso foi possível pela ausência de público.

Continua depois da publicidade

Marcílio Dias x Criciúma: 16h

Brusque x Joinville: 18h

Avaí x Chapecoense: 20h

> Dagmara Spautz: Retomar campeonato em meio à aceleração da pandemia é uma vergonha para SC

A volta

O retorno dos jogos de futebol profissional em SC dividiu as opiniões do público. A grande maioria está contra entendendo que não é o momento de autorizar a volta do futebol diante de tantas notícias ruins e números alarmantes da Covid-19.

> Avaí aposta na união para bater a Chapecoense e seguir no Catarinense

Mesmo com o protocolo rígido imposto pelas autoridades não há como atendê-lo integralmente, segundo a maioria da torcida. Os testes feitos 48h antes garantem 3 dias de imunidade, é o que dizem os infectologistas. Vejamos a partir desta quarta-feira como será o comportamento dos que estarão envolvidos nos jogos.

Memória 

memória
(Foto: Riachuelo / Divulgação)

Quem pensa que o Riachuelo é apenas um clube de remo está enganado. Houve sim em certa época de sua história um time de futebol formado por remadores. A foto pode não ser um primor de qualidade mas vale pela sua história e está no livro de Denise Becker que conta tudo sobre o centenário do Cube Náutico Riachuelo de Florianópolis. 

O time… Em pé a partir da esquerda: Ernani, Ivan, Pompilho, Osni, Orival, Walner e Pedro. Agachados: Marinho, Edinho, Alfredo, Pedroca e Paulinho.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui