A declaração do secretario da CBF Walter Feldmann na Sportv, segundo a qual algumas federações pediram o encerramento dos seus estaduais, mexeu com os dirigentes. Sem citar nomes acabou atingindo todas as Federações. Conversei nesta segunda-feira, pela manhã, com Rubens Angelotti que me garantiu manter sua posição: “Vamos até o último minuto da prorrogação e se possível até os pênalti para decidir o estadual em campo”.

Continua depois da publicidade

O Presidente disse que sabe da tentativa de algumas Federações em cancelar seus campeonatos mas não comunga com esta pretensão nem desejo. Confirmou que o nosso estadual está nas mãos do Governo e dos Prefeitos Municipais. O que tinha de ser feito já foi. Agora é esperar a decisão das autoridades.

Nossa preocupação

Os dias estão passando, as datas diminuindo, as decisões não vêem e o calendário está cada vez mais curto. Como terminar o estadual? Se não reiniciar em junho não creio que possa haver solução para resolver o problema.

A partir do fim deste mês e com a chegada de junho espera-se a queda de temperatura normal da época o que significa dizer que a proliferação do coronavírus é maior. Chamam isso de pico do vírus.

Como liberar o futebol com vidas em jogo?

Continua depois da publicidade

Europa

Surgem então as comparações e como argumento o frio da Europa é muito mais rigoroso e o futebol voltou via Alemanha e outros países já estão anunciando a retomada como a Espanha. O Barcelona voltou nesta segunda-feira aos treinamentos.

Tudo depende mito da postura de cada país. Do respeito as determinações. O Brasil, todos sabem, acordou para o problema um pouco tarde por conta de uma discussão política em que o presidente abusou de declarações pífias sobre a doença estabelecendo e comandando uma briga desnecessária quando deveria ter uma outra postura diante da nação.

Tratou o assunto inicialmente como gripezinha e o resto todos sabem.

Santa Catarina

Avaí está esperando a resposta da Prefeitura Municipal sobre o seu pedido de reconsideração. Faltam alguns detalhes ainda. Já se sabe que pela postura do prefeito da capital que o Avaí terá de treinar no Guarani de Palhoça ou em Águas Mornas.

Segundo assessoria do clube, a prioridade nesta largada de semana será para os treinamentos na academia dentro do clube e respeitando o protocolo. Uma reunião de futebol no fim da tarde desta segunda-feira pode definir muita coisa no Avaí.

Continua depois da publicidade

No Figueirense a mesma coisa. O pedido de reconsideração a Prefeitura é em conjunto. Mesmo pode treinar em Palhoça no CT do Cambirella liberado pela Prefeitura do Município o Figueirense está preferindo usar sua academia no Scarpelli esperando a última decisão da prefeitura que pode ser dada nesta segunda-feira.

Com isso o atraso para início dos trabalhos acentua-se enquanto outros clubes iniciam seus treinamentos na expectativa do reinicio do estadual.

Nem todos

A preocupação é grande em vários clubes. Marcílio Dias não tem como atender o protocolo exigido pelo governo, Tubarão que briga para não cair para a serie B estadual está com sérios problemas como também o Concórdia, Criciúma passa pelo momento de incerteza futura com o anuncio de saída do presidente Jaime Dal Farra enquanto a Chape retorna aos trabalhos.

Memória

memória
(Foto: Arquivo Pessoal )

Um torcedor ferrenho do Flamengo vestindo a camisa do maior rival, o Vasco da Gama. Ele fez história no futsal mundial. Chico Lins está entre os cinco melhores jogadores de Santa Catarina em sua época. Nascido em Itajaí e criado no Rio de Janeiro jogou no Vasco da Gama mesmo sendo o Flamengo a sua paixão. Foi embora para a Espanha onde jogou por mais de 10 anos com grande sucesso.

Continua depois da publicidade

Chico Lins ganhou os Jasc de Concórdia entre outras competições e tem muitas medalhas em carreira. Hoje, brilha na CBN Diário como um dos comentários do timaço da emissora.

guga
(Foto: IGK / Divulgação)

20 anos de Roland Garros. 20 anos de liderança do ranking da ATP. Guga Kuerten no Debate Diário desta segunda-feira.