É a pergunta do momento. O final de semana foi desastroso. A Secretária de Estado da Saúde cancelou o jogo Avaí x Chapecoense, a FCF se reuniu e cancelou os outros três jogos e anunciou que tentaria uma conversa nesta segunda-feira com o governo.
Continua depois da publicidade
Covid-19
No Debate Diário especial da CBN no domingo, o presidente da FCF informou que testou positivo na última quinta-feira e num segundo teste deu negativo. Dois jogadores do Figueirense, segundo nota do clube, também foram positivos após o jogo em Jaraguá do Sul, contra o Juventus, que não teve ninguém registrado nestes que realizou. A Chape passou o domingo realizando testes e em reunião com o departamento médico. Todos estão em quarentena por 14 dias.
O presidente do clube, Paulo Magro, também participou do Debate especial na CBN e enfatizou a seriedade com que o clube está tratando o assunto. O presidente do Avaí tem realizado sistematicamente os testes e tem passado bem pelo problema.
Quando volta?
O campeonato está fadado a não voltar tão cedo. Com os clubes ou a Chape em quarentena dentro de 15 dias não podemos ter futebol. Os clubes reivindicam 15 dias para os treinamentos e aí já são 30. Com os números do coronavírus crescendo assustadoramente em Santa Catarina não há clima para futebol neste momento. Estou muito pessimista e como sempre defendi a segunda quinzena de julho bem no início de agosto para o retorno, agora já não tenho prognóstico de datas. Pelo contrário, estou achando difícil esta volta.
Rebaixamento
A FCF manteve no primeiro momento o jogo de ida entre Tubarão e Concórdia que determinará o rebaixamento de um time para o estadual da serie B em 2021. A prefeitura de Tubarão baixou nota proibindo futebol amador e profissional na cidade. A FCF mandou o jogo para Criciúma contra a vontade do Tubarão e a prefeitura de Criciúma também proibiu o futebol na cidade. Está cancelado.
Continua depois da publicidade
> Catarinense tem rodada cancelada neste domingo após casos de coronavírus
De quem é a culpa?
O futebol não soube aproveitar a oportunidade que lhe foi dada para terminar seu Campeonato Estadual. FCF fez a sua parte, a Associação de clubes também e os próprios clube igualmente. Os jogadores não. Sabendo que o distanciamento era importante foram a campo para fazer tudo que não podiam. Abraços na hora do gol, cumprimentos no início e no final, só faltará, trocar de camisa. Os problemas apareceram. Estamos tendo uma segunda-feira de muita movimentação e possíveis novidades.