No futebol, cada um tem seu time. Na política, o candidato. Priorizar o interesse do país é o que precisamos fazer. Como no futebol, sem violência, bom senso e serenidade, respeitando o direito e a preferência de cada um, este domingo, dia 30, será de eleições, o que há de mais democrático num país.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Temos o privilégio de votar livremente, de fazer nossa escolha de analisar bem os nomes que vão nos representar e comandar o Estado e o país. Feliz do país que pode fazer isso com toda segurança e liberdade. Portanto, vamos exercer o sagrado direito do voto.

O futebol tem nos decepcionado. Não estamos conseguindo manter uma vaga na elite brasileira e não vamos subir ninguém. Repetimos 2020, quando Santa Catarina não teve nenhum representante na Série A. Pelo contrário, neste ano temos uma queda da Série B para a Série C, que é a do Brusque, enquanto o Figueirense não conseguiu subir para a segunda divisão nacional. É um ano para corrigir o que foi feito de errado.

Na política, a responsabilidade é maior. Não podemos errar. São quatro anos de mandato. Daí, a importância das escolhas. Faça isso de forma consciente.

Continua depois da publicidade

Leia outras colunas de Roberto Alves

A propósito, não vi durante o processo eleitoral nada ou quase nada com relação a um projeto na área esportiva. Algo na direção da formação do atleta, da criança que está perambulando nas ruas por falta de condições de vida adequada, investimento nas modalidades olímpicas. Enfim, nada que dê condições aos nossos formadores da educação esportiva.

Com gol nos acréscimos, Avaí é derrotado pelo Cuiabá e chega a sete derrotas seguidas

Voltando ao futebol, Santa Catarina está terminando o ano de forma melancólica. Precisamos mais para 2023. O caminho futuro parece mesmo ser a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e, mesmo assim, o resultado do campo precisa acontecer para que os investidores se sintam atraídos pelo projeto. Caso contrário, vamos continuar navegando em mares turbulentos e com pouca chance de sobrevivência.

Qual é a bola da Copa do Mundo no Catar

A copa

A partir do próximo fim de semana vamos mergulhar nas Copas que eu vi, a partir daquelas que ouvi. Em 1950, eu jogava bola no campo do manejo, às margens da Avenida Mauro Ramos, em Florianópolis e podia-se ouvir o som da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, que transmitia Brasil x Uruguai.

Para nós, o mais importante era a pelada que jogávamos. A idade não permitia que dimensionássemos a importância do futebol naquela tarde no Maracanã.

Continua depois da publicidade

Copa do Mundo deve movimentar R$ 91 milhões entre comércio e serviços em SC

Por pouco

O Criciúma acordou um pouco tarde na Série B do Brasileiro. O jogo de São Januário decidiu que o Tigre permanecerá na segunda divisão nacional. Jogou melhor, não fez o gol que deveria na hora certa e tomou a virada do Vasco. O time catarinense foi melhor o jogo inteiro, mas não adiantou.

Vale o registro: na medida em que a torcida do Criciúma fez a sua parte, com presença constante em todos os jogos, o time cresceu. Merecia voltar à Série A.

Onde e quando foram disputadas as Copas do Mundo

Libertadores

Flamengo e Athletico Paranaense não terão problemas de altitude em Guayaquil, onde decidem o título da Libertadores da América neste sábado, dia 29, às 17h. O município fica apenas quatro metros acima do nível do mar.

Inaugurado em 1987, o Estádio Isidro Romero Carbo tem capacidade para quase 60 mil torcedores. O palco da decisão já recebeu a final da Copa América de 1993, vencida pela Argentina, assim como também a Libertadores da América de 1998, vencida pelo Vasco, e o Mundial Sub-17 de 1995, conquistado por Gana.

Continua depois da publicidade

Dias de jogos da Copa do Mundo são feriado?

Quem é quem

O Flamengo tem qualidade, intensidade, habilidade e pratica futebol superior ao Atlhetico. Os paranaenses exercem forte marcação, com rápida saída de bola. Individualmente, o Flamengo tem mais jogadores capazes de fazer a diferença. Não dá para dizer que é favorito, mas sim melhor time. E isso nem sempre é o suficiente.

Copa do Mundo 2022: onde vai ser, data e tudo sobre

Giro Total

> De volta (1):

Depois de dois anos a Federação Catarinense de Basquete (FCB) volta a organizar a festa de fim de ano com entrega de prêmios aos melhores da temporada.  

> De volta (2):

Com o calendário rigorosamente cumprido em todas as categorias, o presidente da entidade, Fábio Deschamps, marcou para o dia 15 de dezembro, às 20h, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, o encontro final e comemorativo do basquete catarinense.  

> Novidade:

O Atlético Catarinense está em vias de mergulhar no projeto liderado pelo senador e ex-jogador Romário. A semana foi de muita conversa e expectativa, com a presença de Romário em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

> Elite:

Sediado em São José, na Grande Florianópolis, o Atlético Catarinense disputará a Série A do Estadual em 2023.

> Lisca:

Não é que o treinador não seja bom profissional. A passagem pelo Avaí não deu certo, como pode acontecer com qualquer profissional. Simplesmente não houve o encaixe entre técnico, esquema e o perfil do grupo. O Avaí já está projetando 2023.

Tudo sobre a Copa do Mundo no Catar:

Leia também:

Tite desiste de rodízio e toma decisão sobre capitão da seleção na Copa

Brasil é favorito para ganhar a Copa do Mundo em casas de aposta

Álbum da Copa do Mundo pode custar até R$ 3,8 mil para ser finalizado; entenda