Sempre com declarações polêmicas, o presidente da Associação dos Clubes de Futebol e do Avaí, Francisco Battistotti, passou nesta terça-feira (16) pelo Debate Diário da CBN. Fez um apelo dramático ao prefeito da Capital no sentido de autorizar os treinos na Ressacada e no Orlando Scarpelli para que não haja vantagem dos adversários na retomada do Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

Providências

O Avaí tomou todas as providências para que, a partir do dia 8, não haja nenhum problema quando aos profissionais que vão trabalhar no futebol. Se alguém chegar sem o resultado do coronavírus, por exemplo, o Avaí comprou mais 100 testes para serem usados nos dias de jogos.

Battistotti disse que tem análises recebidas pelo Avai segundo as quais todo pessoal envolvido com um jogo de futebol a céu aberto é menos perigoso que 20 pessoas num ônibus.

Todos os prefeitos já liberaram a volta do futebol em Santa Catarina. A única dificuldade é Florianópolis. Tubarão, cujo estádio foi cedido para hospital de campanha até o dia de seu jogo com o Concórdia, já estará liberado. Avaí e Figueirense mandaram um novo documento para a prefeitura pedindo a autorização para treinamento nos estádios da capital.

Finanças

Com todos os problemas pela falta do futebol, o Avaí está conseguindo saldar seus compromissos com a folha mensal de atletas e funcionários. Até sexta-feira (19) salda o último mês. Ocorre que dia 5 de julho já começa a vencer o mês de junho . E se não voltar o futebol, todas as reservas do clube terminam. Daí o apelo dramático do presidente, inclusive em nome dos outros clubes também.

Continua depois da publicidade

Pior do que é isso é não receber de grandes clubes por negociação feita. É o caso do lateral Guga. O Atlético Mineiro continua devendo parcelas da compra do atleta. O Avaí está ameaçando entrar na justiça.

Mesmo caso está acontecendo com Eltinho, que o Coritiba levou e continua a pendência financeira. O Avaí está sujeito a marchar com mais de R$ 3 milhões de multa. Pendências de gaveta começam a aparecer e a situação aperta. Francisco Battistotti, em determinado momento, aumenta o tom da voz pela preocupação cada vez maior.

Reforços

Robinho e Edilson foram oferecidos ao Avaí. Edilson ligou para Marquinhos Santos, mas a situação incerta do campeonato aliada aos prejuízos financeiros por conta da pandemia impediram até agora de qualquer negociação.

Série B

O Presidente Battistotti terminou o programa Debate Diário trazendo uma informação importante. A CBF informou que pretende começar a Série B do Campeonato Brasileiro na segunda quinzena de agosto. Mais um motivo para liberação dos treinamentos e dos jogos na Capital para que os dois representadas de Florianópolis possam se preparar adequadamente.

Continua depois da publicidade

A entrevista

Sempre muito eloquente, o presidente do Avaí e da Associação de Clubes garantiu que para os times que não tiverem condições de oferecer a segurança contra o coronavírus em seus estádios a associação vai bancar para um ressarcimento mais tarde.

A verdade é que, da forma como ele sempre se expressa, aumentando de vez em quando o tom da voz na defesa do futebol e do Avaí, Battistotti mostrou uma preocupação muito grande com a situação dos clubes de futebol.

Ele confirmou que o Avaí jogará mesmo na Palhoça se a prefeitura não liberar o futebol na Capital. O Figueirense deve seguir o mesmo caminho. O fato é que, ao que tudo indica, teremos futebol no dia 8.