Quem diria que virá da Bahia a chance ou não do Figueirense na Série B do campeonato de 2020. Chance de brigar pela vaga de 2021, que ainda resta aos participantes.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

> Debate Diário: dia jogo decisivo para o Figueirense e a venda de Romulo no Avaí

A situação na tabela dirigiu o jogo Vitória e Botafogo de Ribeirão para o decisivo para as pretensões do Figueirense. Os baianos precisam somente de um empate para a sua permanência na Série B. O Vitória enfrentará o já rebaixado Botafogo de Ribeirão Preto (SP). Isso implica num jogo de interesse apenas para o Vitória, até porque o adversário nada mais tem a aspirar a não ser o cumprimento de tabela.

Se o Vitória perder, deixa nas mãos — ou pés — do Figueirense a chance de permanecer na última rodada, quando enfrenta a Ponte Preta no Orlando Scarpelli.

Continua depois da publicidade

Estádio 

Técnico Jorginho foi convidado no Estádio CBN Diário desta segunda-feira (25)
Técnico Jorginho foi convidado no Estádio CBN Diário desta segunda-feira (25) (Foto: Reprodução / Facebook / CBN Diário)

No programa Estádio CBN de segunda feira (25) à noite, o técnico Jorginho demonstrou tranquilidade dentro de uma preocupação natural e colocou toda a sua fé no time, passando esperança que ele próprio sabe que é pequena, mas que existe.

No mesmo programa, outros assuntos foram tratados e no final teve a participação do profissional no Figueirense após a Série B.

> Jorginho despista sobre renovação com o Figueirense e analisa chances do time na Série B

Muito simpático e desviando para todos os lados, esquivou-se elegantemente de uma resposta efetiva. Acho até que ele próprio não tem a resposta, mesmo que alguma conversa interna já tenha acontecido com o Figueirense. 

Minha opinião

Um trabalho preparativo para o ano está por ser feito. O clube apenas espera o encerramento da Série B. Precisa iniciar já o seu trabalho dirigido a 2021, montando um novo grupo para o estadual com a presença de jogadores do elenco atual. O elenco precisa ser muito bem enxugado, pois há várias peças que não funcionaram. Vejo com muito bons olhos a permanência do técnico, capaz de fazer tal trabalho.

Continua depois da publicidade

> Faraco: Derrota do Figueirense torna o rebaixamento praticamente irreversível

Avaí voltou ao trabalho

Valdívia, jogador de Avaí
Valdívia, jogador de Avaí (Foto: Fernando Remor/Ofotográfico/Folhapress)

Da mesma forma que o Estádio CBN teve o técnico do Figueirense, a produção do programa tentou levar Claudinei Oliveira. Estava ocupado com um curso de treinador na CBF por vídeo. Os gerentes Marquinhos e Diogo, o primeiro tinha compromisso e o segundo foi blindado pelo clube a exemplo de Betão e Alemão ou qualquer jogador que o clube quisesse disponibilizar.

Informação do setor de comunicação do Avaí, através de seu diretor Carlos Alberto Ferreira, é de que o clube ficaria ausente do programa e não iria participar de nenhuma programação durante a semana que não fosse a de treinamento com vistas ao jogo diante do América na sexta-feira. O clube perdeu a chance de conversar um pouco com a sua torcida.

> Última semana de Série B garante fortes emoções para os times de SC

Eduardo Costa

O hoje técnico de futebol e ex-atleta, Eduardo Costa, participou do acesso do Avaí em 2014. Viveu emoções fortes, que relembrou no Estádio CBN. Eduardo dirigiu o Metropolitano e classificou o time de Blumenau para voltar à Série A do estadual deste ano. 

Não vai continuar por divergências de opinião com algum diretor. A falta de estrutura também foi decisiva para sua saída, afinal, o Metropolitano tem muita dificuldade para realizar seus treinamentos e jogos, tendo que atuar fora da cidade. Este ano vai jogar em Ibirama depois de ter acertado com o Carlos Renaux de Brusque e o Avaí na Ressacada.

Continua depois da publicidade

Além de ex-atleta e hoje técnico, Eduardo é tradicionalmente um torcedor do Avaí. Foi bom revê-lo.

> Brusque e Chapecoense firmam-se como as novas caras do futebol de Santa Catarina

Complicou 

A Chapecoense, que até mais da metade do campeonato foi rotulada como melhor time da Série B, queimou as gordurinhas que tinha e chega à final em igualdade de condições com o América Mineiro.

A melhor defesa da Chape agora tem dois gols sofridos a mais que o adversário. E marcou no ataque dois gols a menos que o América. A diferença praticamente é mínima, mas considerável neste momento.

A Chape joga com o Confiança e precisa fazer a vitória com um bom número de gols. O América enfrenta também em casa o Avaí. Se os dois vencerem seus jogos, o saldo de gols decidirá o título. Repito, são dois a favor do América. 

A considerar que a Chape perdeu seu melhor atacante Paulinho Mocelin. Outra consideração que não favorece a Chape é a queda de produção. Impressionante o que caiu tecnicamente o time catarinense. Suas últimas vitórias foram conquistadas com muita dificuldade sobre adversários tido como muito inferiores.

Continua depois da publicidade

Vem aí uma sexta-feira carregada de emoções.

> Chapecoense perde do Operário-PR e cede a liderança da Série B na penúltima rodada

Mudanças 

O novo diretor executivo do Avaí, Marco Aurélio Cunha, passou a segunda-feira em São Paulo. Está concluindo seu projeto futuro para o futebol do Avaí, devendo apresentá-lo ao final da Série B. Claro que deve estar fazendo consultas, conversando muito em cima de nomes que podem vir a colaborar.

Marco Aurélio Cunha, novo executivo de futebol do Avaí
Marco Aurélio Cunha, novo executivo de futebol do Avaí (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O que se comenta é que muita coisa vai mudar e precisa, especialmente no grupo de atletas do time. O primeiro passo é definir a situação do técnico. 

Opiniões divididas. Eu, por exemplo, manteria o Claudinei para o estadual. Profissional capaz que pode contribuir muito na montagem do novo grupo e na permanência de alguns. Começar um novo trabalho sempre é mais fácil de chegar a algum lugar.